Sobre o Programa

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Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher - MPSCM

Sobre o Programa

Stricto Sensu - Listagem de Seções

O programa

Neste ano de 2023 o Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) completa 20 anos de sua instituição. Nestas duas décadas o MPSCM formou mestres através de turmas articuladas com: as demandas de fortalecimento de Instituto Nacional do IFF,  do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Enfrentou desafios do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) na sua vocação de luta e garantia de direitos para mulheres, crianças e adolescentes brasileiros.

O Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) tem buscado manter e aprimorar a coerência e consistência de sua Proposta do Programa com seus princípios norteadores: a inserção no campo da Saúde Coletiva e o compromisso com a formação de quadros estratégicos para o Sistema Único de Saúde, tendo, como missão, formar profissionais de saúde que contribuam para a promoção da saúde da mulher, da criança e do adolescente no contexto brasileiro. Estes princípios estão alinhados à missão do Fiocruz e foram reiterados nos Planos de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz (2016/2020 e 2021/2025).

O MPSCM tem como objetivo responder à demanda de formação de quadros estratégicos para atuação no âmbito da saúde da mulher, da criança e do adolescente no sistema de saúde brasileiro, considerando a missão institucional de "Promover a saúde de mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o SUS” Este objetivo se fundamenta em uma das funções essenciais na perspectiva da Saúde Coletiva: garantia e melhoria da qualidade das ações de saúde individuais e coletivas na perspectiva de seus resultados e de dos determinantes sociais em saúde. Os principais objetivos específicos ou competências a ele relacionadas são: 
(a) Fortalecer competências para a utilização de técnicas e padrões de medida que possam promover e aferir a melhoria da qualidade das ações e serviços e o fortalecimento das redes de atenção à saúde para a mulher, criança e adolescente no âmbito local, estadual e nacional.
(b) Favorecer a definição e/ou apropriação contextual de diretrizes para atenção à saúde baseadas na autonomia e protagonismo dos sujeitos, nas melhores evidências científicas e em análises de custo-efetividade das práticas assistenciais;
(c) Conjugar aspectos centrais e atuais das ações e políticas de saúde aos significados construídos no cotidiano dos serviços, no que se refere à humanização, constituição e fortalecimento das redes de atenção e discussões setoriais.

A especificidade do MPSCM, pioneiro no país com o recorte temático da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente no campo da Saúde Coletiva, fortalece sua inserção na pós-graduação brasileira. Nesse papel, o Programa tem se fortalecido por sua inserção em um Instituto Nacional da FIOCRUZ/MS e tem sido pautado por um processo dinâmico de revisões de seu planejamento baseado nas reflexões coletivas do quadro docente, nas experiências pedagógicas e nas contribuições de seus discentes em permanente busca de articulação, aderência e atualização de sua área de concentração, de suas linhas de pesquisa, dos projetos em andamento e de sua estrutura curricular.

Linhas de Pesquisa

As linhas foram estruturadas visando atender aos objetivos do programa, à necessidade de abordar aspectos relevantes da Saúde de Mulheres, Crianças e Adolescentes e considerou ainda as vocações do grupo de professores credenciados, tendo como eixos transversais de todas elas as perspectivas metodológicas qualitativas e quantitativas, os campos teóricos da epidemiologia, políticas públicas, planejamento e ciências sociais e humanas. Cabe destacar que os recortes temáticos – saúde da criança e saúde da mulher são tratados sob a ótica o campo da Saúde Coletiva, no diálogo com as necessidades de saúde reconhecidas e especificadas nos estudos. Desde 2017 passou a vigorar o seguinte elenco de linhas:
  • Situações de Vida marcadas pela Cronicidade e Deficiências – Estudos sobre as condições de vida, inserção social e cuidado de crianças e adolescentes com deficiências, incluindo as síndromes genéticas ou com experiência da doença crônica.
  • Morbimortalidade da mulher – Estudos sobre a mortalidade feminina, envelhecimento e câncer a partir da perspectiva da epidemiologia, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias e dos aspectos sócio-culturais.
  • Saúde Perinatal, da Criança e do Adolescente – Estudos sobre a saúde perinatal, da criança e do adolescente a partir das perspectivas da epidemiologia clínica, do planejamento, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias em saúde e dos aspectos socioculturais.
  • Sexualidade, reprodução, gênero e saúde – Estudos sobre a sexualidade e a reprodução nas relações de gênero, ancorados nas abordagens epidemiológicas, socioculturais, das políticas públicas e da avaliação de tecnologias.
  • Violência e Saúde – Estudos sobre os impactos da violência na saúde da população e na organização dos serviços de saúde a partir das perspectivas da epidemiologia clínica, das políticas públicas, do planejamento, da avaliação e dos aspectos socioculturais.

Disciplinas

As disciplinas ofertadas estão coerentes com a proposta do programa e sua inserção no campo da saúde coletiva. As disciplinas obrigatórias são: 

Stricto sensu - Disciplinas

A disciplina de Direitos Sexuais e Reprodutivos visa abordar os estudos culturais e sociais da ciência e da técnica, especificamente na perspectiva critica do gênero e na perspectiva dos direitos, é também uma disciplina com ênfase na pesquisa social.

A disciplina Seminários Avançados do Mestrado é dedicada à apresentação dos estudos ao conjunto de professores e alunos da turma. São previstos 4 seminários com a construção gradativa e apoiada das diferentes etapas que compõem o projeto de pesquisa com vistas a que, no final do primeiro ano, o aluno tenha seu projeto escrito e amadurecido para a qualificação. A coordenação do Programa é responsável por estes seminários, o que permite um processo de avaliação do desenvolvimento dos alunos e do processo de orientação.

Esta disciplina inclui ainda abordagem sobre a construção do projeto de pesquisa e sobre o fazer pedagógico. Em relação ao primeiro - orientações sobre a construção do projeto de pesquisa são abordados os principais constituintes, dimensão ética da pesquisa, manuseio das bases de pesquisa bibliográfica e dos procedimentos de cadastro da pesquisa na instituição e na Plataforma Brasil. A abordagem sobre o fazer pedagógico visa tematizar as práticas de ensino e também fazer os alunos experimentarem a organização de uma exposição.

Coordenação

Profa. Dra. Martha Cristina Nunes Moreira
 
Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutora em Ciências Humanas / Sociologia pelo IUPERJ (2005). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Exerce atividades de pesquisa e ensino em saúde da criança e do adolescente no Instituto Fernandes Figueira, com destaque para estudos sobre condições crônicas complexas de saúde em crianças e adolescentes; bases de apoio e análises relacionais no que se refere às organizações civis ligadas aos movimentos das pessoas com doenças raras; gênero, sexualidade e construção da parentalidade no contexto do adoecimento crônico e complexo de saúde; teoria feminista do cuidado e vida com deficiência.
Integra o Grupo de Pesquisa CNPQ Estudos sócio-culturais do processo saúde-doença-cuidar Linha de Pesquisa - Narrativas, memórias e trajetórias de cuidado: corpo, tecnologia e saúde. Exerce a função de Editora Associada dos Cadernos de Saúde Pública desde 2004.E ocupa atualmente a posição de editora assistente da area de ciências sociais da Revista Ciência e Saúde Coletiva. É professora e orientadora na Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher - Mestrado e Doutorado do IFF/FIOCRUZ. Exerceu a Vice-direção de Ensino de forma colegiada do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira IFF/FIOCRUZ, de 2017 a 2021. Bolsista de Produtividade CNPQ.
 
 
Profa.Dra. Danielle Ribeiro de Moraes
 
Médica e educadora, tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Colíder do Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Educação e Saúde (LEARCC/UERJ). É membro da Assessoria Pedagógica da Coordenação de Educação do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ). Graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Habilitação em Docência do Ensino Fundamental e Médio - Ciências Biológicas pela Universidade Cândido Mendes. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / FIOCRUZ. Graduanda em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense (Consórcio CEDERJ/Paracambi).
Docente do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ); da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/FIOCRUZ; do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ. Possui experiência em Saúde Coletiva e em Educação, em especial nas seguintes áreas: educação profissional; educação popular em saúde; atenção, vigilância e gestão em saúde, incluindo epidemiologia hospitalar.
Nos últimos anos, vem se dedicando ao estudo das interfaces entre o campo da saúde e as ciências humanas e sociais, com destaque para o debate sobre risco e saúde, gênero, prevenção. Tem interesse em: análise do discurso médico e medicalização da vida; interseccionalidade; estudos sociais de ciência e tecnologia.
 
 
Membras da CPG:
 
Profa. Dra Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes 
 
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Residência em Pediatria (IPPMG/UFRJ), Residência em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é pesquisadora e docente da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira, Coordenadora do Mestrado Profissional e Consultora das Coordenações de Saúde da Mulher e da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Tem experiência em pesquisa e gestão na área de Saúde da Criança e da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas, ações e tecnologias em saúde, assistência perinatal e pediátrica e saúde da criança e da mulher.
 
 
Profa. Dra. Andrea Araujo Zin
 
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira, FIOCRUZ, RJ (2010). Atualmente é coordenadora de Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, RJ, (IFF/FIOCRUZ), diretora médica do Instituto Catarata Infantil, consultor regional - Community Eye Health Journal, membro da Comissão de Ensino do Conselho e atua nas linhas de pesquisa da area da Saude Perinatal e prevenção de cegueira infantil e agravos.
 
 
Profa. Dra Luciane Binsfeld
 
Possui doutorado em Saúde Coletiva - Área de Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher e da Criança Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); Mestrado em Planejamento e Gestão em Saúde, Especialização em Saúde Pública e Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Formação na área de Gestão Organizacional pela PUC/RJ e no Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela Fundação Dom Cabral. Tem experiência na organização e no planejamento de redes de atenção, na gestão de projetos em saúde e na gestão de organizações hospitalares. É servidora da Fiocruz na função de analista de gestão e planejamento; atuou como coordenadora da área de planejamento e gestão de projetos e atualmente integra a equipe gestora da Coordenação de Ações Nacionais e Cooperação na diretoria do Instituto Nacional Fernandes Figueira.

Dados Capes

Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ 

Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Pública (40602001) | Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016005P5

Área de Concentração do Programa: Saúde da Criança e da Mulher
Nota Capes: Mestrado: 5 (cinco) | Doutorado: 5 (cinco)

Oportunidades

Lançamento do Edital PIP IV

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), através da Coordenação de Pesquisa, informa o lançamento do edital do Programa de Incentivo à Pesquisa (PIP IV).

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Eventos

9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

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Esse site foi produzido com recursos provenientes do Projeto de Fortalecimento Institucional à Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, no âmbito do Edital Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Ref: E-26/211.040/2021) da FAPERJ

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