Sobre o Programa

Español (España)  Português do Brasil (pt-BR)  English (United Kingdom)

Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher - MPSCM

Sobre o Programa

Stricto Sensu - Listagem de Seções

O programa

Nestas duas décadas o MPSCM formou mestres através de turmas articuladas com: as demandas de fortalecimento de Instituto Nacional do IFF,  do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Enfrentou desafios do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) na sua vocação de luta e garantia de direitos para mulheres, crianças e adolescentes brasileiros.

O Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) tem buscado manter e aprimorar a coerência e consistência de sua Proposta do Programa com seus princípios norteadores: a inserção no campo da Saúde Coletiva e o compromisso com a formação de quadros estratégicos para o Sistema Único de Saúde, tendo, como missão, formar profissionais de saúde que contribuam para a promoção da saúde da mulher, da criança e do adolescente no contexto brasileiro. Estes princípios estão alinhados à missão do Fiocruz e foram reiterados nos Planos de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz (2016/2020 e 2021/2025).

O MPSCM tem como objetivo responder à demanda de formação de quadros estratégicos para atuação no âmbito da saúde da mulher, da criança e do adolescente no sistema de saúde brasileiro, considerando a missão institucional de "Promover a saúde de mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o SUS” Este objetivo se fundamenta em uma das funções essenciais na perspectiva da Saúde Coletiva: garantia e melhoria da qualidade das ações de saúde individuais e coletivas na perspectiva de seus resultados e de dos determinantes sociais em saúde. Os principais objetivos específicos ou competências a ele relacionadas são: 
(a) Fortalecer competências para a utilização de técnicas e padrões de medida que possam promover e aferir a melhoria da qualidade das ações e serviços e o fortalecimento das redes de atenção à saúde para a mulher, criança e adolescente no âmbito local, estadual e nacional.
(b) Favorecer a definição e/ou apropriação contextual de diretrizes para atenção à saúde baseadas na autonomia e protagonismo dos sujeitos, nas melhores evidências científicas e em análises de custo-efetividade das práticas assistenciais;
(c) Conjugar aspectos centrais e atuais das ações e políticas de saúde aos significados construídos no cotidiano dos serviços, no que se refere à humanização, constituição e fortalecimento das redes de atenção e discussões setoriais.

A especificidade do MPSCM, pioneiro no país com o recorte temático da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente no campo da Saúde Coletiva, fortalece sua inserção na pós-graduação brasileira. Nesse papel, o Programa tem se fortalecido por sua inserção em um Instituto Nacional da FIOCRUZ/MS e tem sido pautado por um processo dinâmico de revisões de seu planejamento baseado nas reflexões coletivas do quadro docente, nas experiências pedagógicas e nas contribuições de seus discentes em permanente busca de articulação, aderência e atualização de sua área de concentração, de suas linhas de pesquisa, dos projetos em andamento e de sua estrutura curricular.

Acesse nosso Instagram aqui!

Linhas de Pesquisa

As linhas foram estruturadas visando atender aos objetivos do programa, à necessidade de abordar aspectos relevantes da Saúde de Mulheres, Crianças e Adolescentes e considerou ainda as vocações do grupo de professores credenciados, tendo como eixos transversais de todas elas as perspectivas metodológicas qualitativas e quantitativas, os campos teóricos da epidemiologia, políticas públicas, planejamento e ciências sociais e humanas. Cabe destacar que os recortes temáticos – saúde da criança e saúde da mulher são tratados sob a ótica o campo da Saúde Coletiva, no diálogo com as necessidades de saúde reconhecidas e especificadas nos estudos. O MPSCM, por meio de seu colegiado docente e coordenação de pós-graduação, reformulou e atualizou as linhas que agora seguem enunciadas abaixo:
  • Adoecimento Crônico e Deficiência – Estudos críticos sobre os processos de cuidado, adoecimento e deficiência de mulheres, crianças e adolescentes. Com destaque para as Linhas de Cuidados e Redes de Atenção à Saúde que consideram os marcadores sociais da diferença e as Políticas Públicas que dialogam com crianças, adolescentes e jovens com deficiência e condições de saúde crônicas, incluindo, dentre outras, a Política Nacional de Cuidados, a Política Nacional de Cuidados Paliativos.
  • Morbimortalidade da mulher – Estudos sobre a mortalidade feminina, envelhecimento e câncer a partir da perspectiva da epidemiologia, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias e dos aspectos sócio-culturais.
  • Saúde Perinatal, da Criança e do Adolescente – Estudos sobre a saúde perinatal, da criança e do adolescente a partir das perspectivas da epidemiologia clínica, do planejamento, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias em saúde e dos aspectos socioculturais.
  • Sexualidade, reprodução, gênero e saúde – Estudos sobre a sexualidade e a reprodução nas relações de gênero, ancorados nas abordagens epidemiológicas, socioculturais, das políticas públicas e da avaliação de tecnologias.
  • Violência e Saúde – Estudos sobre os impactos da violência na saúde da população e na organização dos serviços de saúde a partir das perspectivas da epidemiologia clínica, das políticas públicas, do planejamento, da avaliação e dos aspectos socioculturais.

Disciplinas

As disciplinas ofertadas estão coerentes com a proposta do programa e sua inserção no campo da saúde coletiva. Para acessar as ementas completas clique aqui.

As disciplinas obrigatórias são: 

Stricto sensu - Disciplinas

Professor: Fabio Russomano
Carga Horária: 32 horas
Créditos: 2

Objetivo: Noções de Medicina Baseada em Evidências e Leitura Crítica de Artigos em Saúde. Acesso e análise de informação como ferramentas para uma tomada de decisão clínica. Estratégias de busca de informações. Fontes de informação. Validade dos estudos clínicos, interpretação de seus resultados e aplicabilidade à prática.

Professoras: Corina Mendes e Cynthia Magluta
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: Esta disciplina se inaugura com as professoras Cynthia Magluta e Corina Mendes convidando os discentes a retornarem as cartas de intenção que construíram para o ingresso ao PPGMPSCM. Estas cartas são retomadas, e é estimulado que sejam escritas histórias, causos, que alunas e alunos consideram marcantes relacionadas às suas práticas. Esse exercício visa tanto uma sensibilização dos discentes quanto o exercício de escrita, buscando desmistificá-lo, recuperar a autoria no texto, e reduzir a tensão e ansiedade entre experiências, oralidade e tradução em texto escrito. Essas atividades iniciais promovem uma interlocução com Seminários I onde de inicio se trabalha um Mapa Conceitual do futuro projeto. No curso do desenvolvimento da AIN, após o exercício de se reaproximar de suas historias profissionais, as professoras promovem convites a docentes convidados que com experiências na construção de diretrizes, protocolos, baseados em suas pesquisas interajam com o grupo apresentando os seus bastidores de trabalho, construções de suas pesquisas. Neste espaço professores do PPGMPSCM oferecem suas experiências como pesquisadores, gestores e colaboradores em assessorias técnicas, podendo explorar a construção de diretrizes, protocolos, Recursos Educacionais Abertos, dentre outras tecnologias relacionais, que operam como produtos para o SUS.

Professores: Adriano da Silva, Danielle Moraes e Martha Moreira
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4

Objetivo: Esta disciplina visa apresentar aspectos fundamentais da elaboração do trabalho científico aplicado à pesquisa, de modo a instrumentalizar as/os alunas/os na elaboração de projetos que atendam as demandas sociais, organizacionais e profissionais. Além disso, visa desenvolver habilidades no uso dos principais fundamentos, métodos, e técnicas para elaboração de pesquisas científicas; aprimorar de competências na busca, recuperação, organização, e uso de informações científicas e/ou para o uso profissional; compreender e empregar as diretrizes do trabalho científico para a produção do trabalho final.

Professoras: Daniele Marano, Fernanda Rebello e Vânia de Matos Fonseca
Professoras convidadas:  Liana Pinto, Yasmin Notarbartolo di Villarosa do Amaral
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4

Objetivo: Apresentar aos alunos do mestrado profissional da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente uma abordagem ampla sobre os fundamentos da epidemiologia e sua aplicação na análise da situação de saúde, na vigilância epidemiológica, nos estudos epidemiológicos e na avaliação dos serviços, discutindo as medidas mais frequentemente utilizadas na mensuração da Saúde Coletiva.
Utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA como ferramenta complementar, para discussão de textos e desenvolvimento de exercícios pertinentes ao conteúdo abordado em sala de aula.

Professora: Claudia Bonan
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2

Objetivo: A proposta da disciplina é introduzir a/os aluna/os nas discussões sobre os temas de gênero, sexualidade, reprodução e saúde, na perspectiva da saúde coletiva, passando por aspectos conceituais, históricos e de políticas públicas. O campo da Justiça Reprodutiva comparece subsidiando os discentes para vislumbrar como as discriminações sociais operam como determinantes sociais da saúde, incidindo na saúde de mulheres negras vulnerabilizando-as.

Professoras: Luciane Binsfeld, Cynthia Magluta e Maria Teresa Rossetti Massari
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2

Objetivo: A proposta da disciplina é abordar conceitos fundamentais de planejamento, programação e avaliação em saúde. Considerando que estes temas se articulam no cotidiano do planejamento/gestão dos sistemas e serviços de saúde. Damos destaque ao desenho das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no SUS, localizando a relação e fluxos entre atenção especializada e atenção primaria em saúde. A disciplina será desenvolvida no formato de aulas teóricas dialogadas e dois exercícios, sendo um de programação e outro de avaliação. A avaliação dos alunos será realizada através da participação em aula e da elaboração e apresentação dos exercícios.

Professora: Ana Carolina da Costa
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: A disciplina visa introduzir noções básicas de estatística, auxiliando o aluno na definição das variáveis do estudo de acordo com os objetivos da pesquisa e na criação de um formulário de entrada de dados. Visa também instrumentalizar o aluno no uso de software estatístico para análise de dados, de modo a desenvolver habilidades na apresentação e síntese de informações através de tabelas, gráficos e interpretação de resultados oriundos de testes estatísticos. A proposta se baseia ainda na leitura crítica de artigos científicos na área de saúde coletiva. Inclui um olhar sobre os sistemas de informação em saúde e como gerar dados a partir deles, e posteriormente analisá-los em softwares estatísticos. A disciplina acontece em sala com recursos de informática. A Avaliação conta com exercícios distribuidos durante o curso, e uma prova final em dupla.

Professoras: Danielle Moraes e Martha Moreira
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2

Objetivo: A presente disciplina assume a necessidade de construir com o grupo de discentes um olhar crítico, reflexivo e histórico sobre a emergência da ciência moderna como uma possibilidade de responder aos problemas que se apresentam ao mundo. Para tanto, compreendemos que a tarefa primeira é explorar o conhecimento científico como uma explicação, linguagem e lógica. Definir a epistemologia como um ramo da filosofia que explora a ciência como um objeto. Explorar que a ciência se pretende como um conjunto de técnicas, métodos, lógica e linguagem que evoca domínios sobre o mundo e a natureza que não pelas lentes do mito, do saber comum e da religião. Por fim, debater e discutir como outras epistemologias podem emergir a partir da crítica à ciência moderna que sustentou um modelo masculino, eurocentrado, extrativista e predatório que precisa ser discutido e tensionado.

Professoras: Martha Moreira e Danielle Moraes
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: A disciplina objetiva a compreensão sobre desenhos de pesquisas qualitativas no campo de estudos em saúde coletiva, beneficiando-se do diálogo com as humanidades e a avaliação em saúde. Para tanto revisitamos a lógica dos estudos qualitativos diferenciando-os dos estudos de características quantitativa, onde métodos estatísticos, variáveis e associações entre estas predominam. No caso dos estudos qualitativos predominam lógicas que valorizam o aprofundamento do objeto nos seus aspectos valorativos, intencionais, críticos e baseados na reflexividade do pesquisador. A ideia de que conceitos e categorias analíticas são aspectos estruturais que se articulam teoricamente, e dialogam com técnicas e perspectivas de interpretação devem ser iluminados em nosso curso. Dedicaremos aulas ao exercício de leitura crítica de trabalhos que se utilizaram de enfoques qualitativos. Valorizamos a perspectiva conceitual das Redes como um olhar que permite um olhar articulado entre fluxos, barreiras, reconhecimento e sentidos que organizam pessoas, informações de saúde e pesquisas que as valorizam. A dinâmica das aulas privilegiará ferramentas de diálogo com textos, aulas expositivas e trabalhos em grupo. A avaliação será composta de um trabalho individual.

Professores: Maria Auxiliadora Gomes e Marcos Dias
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2

Objetivo: Oferecer um panorama sobre políticas de saúde voltadas para mulheres, crianças e adolescentes, a partir de uma perspectiva interseccional e à luz das noções de direito à saúde, integralidade e humanização, abrangendo aspectos históricos, conceituais, epidemiológicos, políticos, culturais, legais e normativos. Destacamos a atualização de políticas relacionadas ao Cuidado e Cuidados Paliativos, e Redes Temáticas de Atenção à Saúde.

Professoras: Adriana de Miranda Castro e Maria de Fátima Junqueira
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: Trata-se de disciplina em que os discentes se debruçam na análise de suas cartas de intenções e projetam seus desejos e interesses de pesquisa a fim de, coletivamente e a partir dos aportes metodológicos, elaborarem mecanismos de abordagem, focalização, redação e sistematização de projetos de pesquisa. ESta disciplina dialoga com a Atividade de Integração nos Módulos Iniciais, mas em Seminários os discentes trabalham com Mapas Conceituais, para desenvolver o raciocínio de escrita acadêmica, organização de ideias para delimitar inicialmente perguntas de pesquisa, objeto e objetivos. Apoiar os mestrandos na organização das questões de pesquisa, colaborando na arquitetura do projeto de dissertação.

Professoras: Adriana de Miranda Castro e Maria de Fátima Junqueira
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

 

Objetivo: Nesta disciplina os discentes avançam nas outras etapas constituintes do projeto de pesquisa: justificativa, metodologia e considerações éticas. Tem aulas específicas sobre Ética em Pesquisa e submissão ao Comitê de Ética, redação de Termos de Consentimento e Assentimento Livre e Esclarecido. Interagem com a Plataforma Brasil. Entendendo a diferenças entre projetos na Saúde Coletiva com relação a desenhos epidemiológicos e de ciencias sociais e humanas. Nas três últimas aulas das disciplinas tem como tarefa apresentar seu projetos ao corpo docente e com seus orientadores presentes, recebendo reflexões e contribuições para seguir antes da qualificação.

Professoras: Adriana de Miranda Castro, Maria de Fátima Junqueira, Martha Moreira, Danielle Moraes
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: Visa já no segundo ano do Curso, em seu último semestre permitir o não distanciamento dos alunos e alunas do espaço coletivo da sala de aula na interação com o grupo de professores e notícias da pesquisa. Para tanto se solicita a apresentação do projeto já incluindo Resultados Preliminares.

Professoras: Adriana de Miranda Castro e Maria de Fátima Junqueira
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3

Objetivo: Trata-se de disciplina em que os discentes se debruçam na análise de suas cartas de intenções e projetam seus desejos e interesses de pesquisa a fim de, coletivamente e a partir dos aportes metodológicos, elaborarem mecanismos de abordagem, focalização, redação e sistematização de projetos de pesquisa. Apoiar os mestrandos na organização das questões de pesquisa, colaborando na arquitetura do projeto de dissertação.

Coordenação

Coordenação:

Martha Cristina Nunes Moreira
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8624031048576028
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Danielle Ribeiro de Moraes
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7864159001546396
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Demais membras da CPG:

Adriana Miranda de Castro
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9666050116145860
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dolores Lima Costa Vidal
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9927236319711776
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elenice Ferreira Bastos
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5482244400011784
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria de Fátima Junqueira-Marinho
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3947156009891071
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dados Capes

Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ 

Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Pública (40602001) | Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016005P5

Área de Concentração do Programa: Saúde da Criança e da Mulher
Nota Capes: Mestrado Profissional: 4 (quatro)

Esse site foi produzido com recursos provenientes do Projeto de Fortalecimento Institucional à Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, no âmbito do Edital Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Ref: E-26/211.040/2021) da FAPERJ

Logo Faperj

Este site foi desenvolvido em parceria com a Morning Star Consulting
Conheça em https://morningstar.com.br/

Logo Morning Star