Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher - PPGSCM
Sobre o Programa
Stricto Sensu - Listagem de Seções
O programa
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) é vinculado ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), unidade responsável pelo ensino, pesquisa e assistência na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente.
O PPGSCM tem como missão formar pesquisadores e docentes no campo da Saúde Coletiva, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com capacidade de protagonizar a produção crítica e inovadora de conhecimento e práticas para o SUS, na defesa da saúde como direito. Para tanto, o Programa tem como foco a saúde da criança, da mulher e do adolescente na interface com os demais sujeitos de direito, numa perspectiva ampliada de diversidade e inclusão.
O compromisso com o campo da Saúde Coletiva, a aproximação com as demandas e movimentos sociais e a qualidade da produção acadêmica, tanto docente como discente são características centrais do Programa. A elas se soma a busca de contínua ampliação do intercâmbio com instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais para continuamente ampliar a qualidade de sua atuação.
O programa é composto por cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos. O primeiro visa a formação técnica no campo da saúde coletiva, o desenvolvimento de habilidades para a pesquisa acadêmica e para a docência e, de forma mais geral, possibilitar uma atuação mais qualificada dos egressos em diferentes setores do sistema de saúde. Já o doutorado tem por objetivo principal o desenvolvimento de habilidade para conduzir pesquisas originais e autônomas em diferentes campos da saúde coletiva. Além dos cursos regulares, o PPGSCM recebe pesquisadores para estágio de pós-doutorado. Este, pode ser realizado com ou sem bolsa, obedecendo as regras estabelecidas nas chamadas públicas. Os candidatos devem apresentar projeto e plano de trabalho que estejam de acordo com as linhas de pesquisa dos programas e do seu supervisor. Ao final do estágio, o candidato deve apresentar um relatório das atividades realizadas e objetivos alcançados.

Histórico do Programa
O Programa teve seu início em 1988, sob a coordenação do professor Marco Antônio Barbieri, a partir de processo colaborativo entre a Fiocruz e a Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), com o Mestrado em Saúde da Criança. Caracterizava-se por ampliar os limites do enfoque meramente clínico, característico dos Programas de Mestrado em Pediatria, através de uma abordagem mais abrangente, a partir do enfoque da Saúde Coletiva, incluindo especialmente as contribuições das Ciências Sociais, Políticas Públicas e Epidemiologia.
Em 1996, o Programa se abre a uma perspectiva multidisciplinar, oferecendo vagas para profissionais de todas as áreas da saúde e ampliando sua abrangência temática ao incluir a Saúde da Mulher. Ao longo dos últimos anos, o Programa reafirma sua vinculação com o campo da Saúde Coletiva, através de sucessivas adaptações curriculares. Com o amadurecimento do Programa, deu-se início ao curso de Doutorado, em 1996.
Nas últimas décadas, o PPGSCM vem incorporando novas temáticas e objetos às suas linhas de pesquisa. Na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020, o Programa recebeu nota 6, sendo considerado atualmente um programa de referência no campo da Saúde Coletiva.
Linhas de Pesquisa
- Situações de Saúde relacionadas à Cronicidade e Deficiências
Contempla estudos sociais da deficiência, das experiências de adoecimento crônico, raro e complexo, no diálogo interdisciplinar com a genética de saúde pública, a epidemiologia, a economia da saúde e as abordagens sociológicas e antropológicas. Os estudos valorizam a dimensão da subjetividade e da intersubjetividade em jogo nas práticas de saúde, com o diálogo com as políticas públicas em saúde e movimentos sociais, considerando-se os marcadores sociais de gênero, raça/etnia, geração, classe e território.
- Saúde Materna, Perinatal e da Criança
Estudos abrangendo a gestação, abortamento, parto, nascimento, puerpério, óbito e as repercussões desses eventos sobre a saúde da mulher e da criança e em diferentes fases da vida. Também inclui estudos sobre o crescimento, neurodesenvolvimento, nutrição e aleitamento humano e consequências na saúde da criança e do adolescente a partir das perspectivas da epidemiologia, do planejamento, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias em saúde e dos aspectos socioculturais.
- Gênero, Sexualidade, Reprodução e Saúde
Reúne estudos sobre gênero, sexualidade e reprodução na sua interface com a saúde e suas articulações com cor/raça, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, geração, deficiências e cursos da vida. As pesquisas abordam direitos humanos, aspectos sociais, subjetivos, políticos, ações de movimentos sociais e práticas em saúde. Incluem estudos socioantropológicos que podem dialogar com a epidemiologia, políticas públicas e avaliação de tecnologias em saúde.
- Violência e Saúde
Estudos sobre os efeitos das distintas expressões de violência nas populações e grupos sociais, observando como se conformam suas dinâmicas a partir das especificidades do curso da vida, de raça/etnia, gênero, classes/estratos sociais, orientação sexual, deficiência, agentes envolvidos, territórios e contextos socioinstitucionais. Os estudos também contemplam as perspectivas de atuação sobre as matrizes socioculturais que geram as violências, bem como a promoção da saúde, do cuidado e de uma cultura de paz. A relação entre saúde, sociedade e ambiente, integrando-se epidemiologia, ciências sociais, políticas, planejamento e gestão e avaliação é valorizada pelos estudos dessa linha a partir das perspectivas da epidemiologia, do planejamento, das políticas públicas, da avaliação de tecnologias em saúde e dos aspectos socioculturais.
Disciplinas de Mestrado
PPGSCM - Disciplinas Mestrado
Professores: Simone Assis e Patricia Constantino e Maria Cecilia Minayo
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: O programa do curso está organizado da seguinte forma: 1) A polissemia da violência; 2) Gênero e violência; 3) Racismo estrutural e violência; 4) Os pontos de vista sócio-históricos e antropológicos: Bourdieu e a violência simbólica; Wieviorka e o novo paradigma da violência; a violência e o processo civilizatório, segundo Norbert Elias; a visão de violência em Hannah Arendt; Vigiar e punir na ótica de Foucault; 5) Direitos humanos, saúde e violências; 6) A violência e o território urbano; 7) A violência na perspectiva das neurociências
Professores: Maria Elisabeth Moreira, Fernanda Valente e Saint Clair Junior
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: O crescimento intra-útero e a monitorização do bem estar fetal, O baixo peso ao nascer e suas repercussões na vida adulta, O impacto do ambiente e da hereditariedade no alvo genético; As curvas de crescimento: metodologia e estatística; Curvas de crescimento: análise crítica e utilização prática; o conceito de normal. Desenvolvimento e sua relação com maturação e crescimento físico; Distúrbios de crescimento e as implicações para a saude; A utilização das curvas de crescimento como indicadores de saúde de uma população; teorias do desenvolvimento motor e cognitivo, desenvolvimento emocional do ser humano, o adolescer e a promoção da saúde.
Professores: Daniele Marano, Joviana Avanci, Fernanda Rebelo e Ana Carolina Carioca
Carga Horária: 124 horas
Créditos: 8
Ementa: Apresentar aos alunos do mestrado acadêmico da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente uma abordagem ampla sobre os fundamentos da epidemiologia e sua aplicação na análise da situação de saúde, na vigilância epidemiológica, nos estudos epidemiológicos e na avaliação dos serviços, discutindo as medidas mais frequentemente utilizadas na mensuração dos estudos em Saúde Coletiva. O conteúdo será abordado por meio da leitura da bibliografia recomendada, aulas teóricas, exercícios e seminários
Professores: Suely Deslandes e Martha Moreira
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A presente disciplina abordará de forma introdutória a distinção entre criança e adolescente como sujeitos, e infância e juventude como modos de gestão biopolítica, como estruturas de produção simbólica da sociedade sobre si mesma e sobre o papel que cabe às novas gerações. A seguir avançaremos na necessária compreensão das repercussões discriminatórias que podem alcançar as crianças, adolescentes e jovens como sujeitos de quase direitos. A literatura sobre sociologia da infância, sociologia da juventude, antropologia da criança e antropologia feminista da infância nos acompanharão nesta trajetória.
Professores: Claudia Bonan e Paula Gaudenzi
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Proporcionar aos alunos uma reflexão do gênero como uma categoria que reúne teorias e análises críticas que tem como objeto normas, hierarquias, relações de subordinação e desigualdades, práticas reguladoras e arcabouços institucionais, fundados no imaginário instituinte da modernidade colonial/capitalista da diferença sexuada e racializada dos corpos.
Professores: Martha Moreira, Danielle Moraes e Roseli Rocha
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A presente disciplina tem por objetivo introduzir temas atuais e transversais ao campo da saúde coletiva, por meio de conceitos e categorias analíticas que merecem destaque: a saúde coletiva como um campo onde transitam poder e disputas no cuidado; determinação social do processo saúde e doença; educação e dominação nos trabalhos com comunidades; a epistemologia decolonial e suas interfaces com racismo, sexismo, capacitismo, etarismo e LGBQTIAPN+fobias; o cuidado como um campo de disputas na perspectiva feminista e crítica.
Professora: Ivia Maksud
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Esperamos que as/os estudantes sejam capazes de: (a) analisar as bases da pesquisa social no sentido de contextualizá-las no campo da saúde coletiva, em especial das CSH; (b) analisar questões, métodos, técnicas e princípios de análise da pesquisa qualitativa em saúde; (c) treinar a escrita acadêmica.
Professores: Marcos Nascimento e Corina Mendes
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Oferecer aos/as alunos/as um panorama conceitual, histórico, cultural, normativo e crítico sobre políticas públicas de saúde voltadas para mulheres, crianças e adolescentes, à luz de estudos no campo da saúde coletiva.
Professores: Adriana Castro e Marcos Nascimento
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A disciplina objetiva o aprofundamento teórico e a capacitação para o processo de desenvolvimento de pesquisa e redação científica dos discentes. Espera-se subsidiar, mediante aulas dialogadas, o desenvolvimento dos projetos dos alunos do mestrado e doutorado, desde seu ingresso até o momento da qualificação.
Trata-se de um conjunto de aulas teóricas - expositivas e dialogadas que objetivam oferecer conteúdo para contribuir com a fundamentação teórico-metodológica dos projetos.
Serão convidados professores que atuam na Biblioteca, do Departamento de Pesquisa e no Comitê de Ética para contribuir com o processo de formação dos alunos em pesquisadores. Também serão convidados professores externos para troca de experiências e amadurecimento do aluno na trajetória da pesquisa e redação científicas.
Professores: Adriana Castro e Marcos Nascimento
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A disciplina dá continuidade à disciplina “Seminários Avançados I” e tem por objetivo acompanhamento do processo de pesquisa dos discentes de mestrado, visando contribuir para a preparação dos projetos para a etapa de qualificação.
A primeira parte da disciplina objetiva oferecer conteúdo de fundamentação teórico-metodológica e contribuir para estruturar as apresentações que serão realizadas posteriormente pelos discentes. A segunda parte da disciplina consiste na apresentação dos projetos de pesquisa pelos discentes.
Para as apresentações são convidados a participar orientadores, co-orientadores, demais docentes do PPGSCM e doutorandos que pesquisem temas próximos aos apresentados. Nas apresentações, as docentes responsáveis pela disciplina, demais docentes presentes e doutorandas/os realizam comentários e ofertam contribuições teóricas pertinentes a cada um dos projetos.
Cada apresentação deverá conter tema, objeto, perguntas de partida, referencial teórico ou um mapeamento inicial de autores e possíveis caminhos metodológicos. Serão realizadas de duas a três apresentações por aula, e cada uma delas terá duração de uma hora. Esse tempo será distribuído da seguinte forma: 15 minutos para apresentação e o tempo restante para debate.
Disciplinas de Doutorado
PPGSCM - Disciplinas Doutorado
Professores: Claudia Bonan e Tatiana Wargas
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A disciplina “Estudos Contemporâneos das Ciências” tem como objetivo central promover o debate sobre a produção de conhecimento na contemporaneidade, trazendo à centralidade controvérsia científicas e a crise de confiança nas ciências intensificadas nos anos recentes, desafios das ciências em frente a novas tecnologias digitais, à crise climática e do modelo de produção e consumo capitalista, à possibilidade de novas e profundas crises sócio sanitárias, e leituras críticas que denunciam a colonialidade do saber e os epistemicídios de saberes ancestrais.
Professora: Suely Deslandes
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Analisar, a partir do instrumental teórico oferecido pela Sociologia, alguns problemas sociais contemporâneos que têm desafiado paradigmas e estratégias do campo de Saúde Coletiva, seja para a formulação de políticas efetivas, seja para o atendimento de suas complexas demandas. O curso tem como eixo o processo de globalização e suas implicações societais e políticas, colocando em destaque as principais consequências para o papel do Estado e sua governança, bem como para a ampliação das desigualdades acirradas em contexto de colonialidades.
Professores: Adriana Castro e Mascos Nascimento
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: A disciplina objetiva o aprofundamento teórico e a capacitação para o processo de desenvolvimento de pesquisa e redação científica dos discentes. Espera-se subsidiar, mediante aulas dialogadas, o desenvolvimento dos projetos dos alunos do mestrado e doutorado, desde seu ingresso até o momento da qualificação.
Trata-se de um conjunto de aulas teóricas - expositivas e dialogadas que objetivam oferecer conteúdo para contribuir com a fundamentação teórico-metodológica dos projetos.
Serão convidados professores que atuam na Biblioteca, do Departamento de Pesquisa e no Comitê de Ética para contribuir com o processo de formação dos alunos em pesquisadores. Também serão convidados professores externos para troca de experiências e amadurecimento do aluno na trajetória da pesquisa e redação científicas.
Professores: Saint Clair Gomes Jr., Paula Gaudenzi e Ivia Maksud
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Contribuir para que os alunos desenvolvam seus projetos de pesquisa, a partir de três eixos: (a) especificar o objeto e problema de pesquisa; (b) justificar a relevância do estudo; e (c) proporcionar uma boa fundamentação teórica e metodologia coerente com os objetivos delineados. Pretende-se que os/as discentes desenvolvam a capacidade de operar conceitos e teorias trabalhados em outras disciplinas, utilizando esse instrumental na formulação de questões teóricas e metodológicas de seus projetos de pesquisa. Serão promovidos debates dos projetos, visando prepará-los(as) para o momento de qualificação de seus projetos de tese.
Professores: Martha Moreira, Vania Matos e Corina Mendes
Carga Horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Apresentação de projetos pré qualificação de alunos do 3º semestre do doutorado
Disciplinas Eletivas
As disciplinas eletivas podem ser acessadas nesse link.
Público-alvo
Profissionais de nível superior interessados em realizar pesquisas na área de Saúde Coletiva, com ênfase na saúde da criança, do adolescente e da mulher na interface com outros grupos de maior vulnerabilidade e demais sujeitos de direito, numa perspectiva ampliada de diversidade e inclusão.
Comissão de Pós-Graduação (CPG)
Coordenação:
Adriana Miranda de Castro
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9666050116145860
E-mail:
Marcos Augusto Bastos Dias
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8031974589549952
E-mail:
Demais membros:
Daniele Marano Rocha
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1696590212050378
E-mail:
Paula Gaudenzi
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9177260871030771
E-mail:
Tatiana Wargas de Faria Baptista
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4364730899893232
E-mail:
Representação Discente:
Suzana Pacheco Liberal:
Gleydson Felipe Duque de Paiva:
Dados Capes
Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/
Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Pública (40602001) | Área de Avaliação: Saúde Coletiva
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016005P5
Área de Concentração do Programa: Saúde da Criança e da Mulher
Nota Capes: Mestrado: 6 | Doutorado: 6