Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher - PPGSCM
Internacionalização
Stricto Sensu - Listagem de Seções
Ações
O PPGSCM tem estabelecido colaborações com centros de pesquisa e universidades nacionais e internacionais para a realização de estudos e pesquisas na área da Saúde Coletiva, com ênfase em na saúde da criança, da mulher e do/a adolescente e jovem.
Colaborações na área de pesquisa
Pesquisadores/as do PPGSCM tem participado em estudos em colaboração com instituições internacionais como a Universidade de Konstanz (Alemanha), a Universidade de Coimbra (Portugal), a London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido), a London School of Political Science (Reino Unido) e o Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale (INSERM) (França).
Colaborações acadêmicas
O Programa tem colaborado regularmente com as Universidades de Lanus (Argentina) e Antioquia (Colômbia) em disciplinas sobre metodologias de pesquisa em saúde coletiva. Além disso, professores internacionais têm sido convidados para participarem em disciplinas do Programa como da Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, PUC Valparaíso, Universidad Nacional de Colombia e Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale (INSERM). E o Programa tem colaborado, no marco do Coopbras, com a Universidade de Lurio e com o Instituto Nacional de Saúde (INS) (Moçambique) no mestrado em ciências da saúde e mais recentemente com o Programa Educacional em Sistemas de Saúde para Moçambique (SisSaúde). O Programa tem recebido também estudantes de graduação do Center for Health and Wellbeing da Princeton University para estágios curriculares no âmbito da saúde da criança e da mulher.
Doutorado sanduíche
O Programa, por meio do Programa de internacionalização CAPES/Fiocruz, tem incentivado os/as discentes a fazerem estágio doutoral em universidades estrangeiras como parte de sua formação. Tivemos estudantes na Brown University, Rutgers University, University of Toronto, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Nova Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Eduardo Mondlane.
Além disso, o Programa também recebe estudantes estrangeiros para fazerem seus estágios doutorais conosco. Doutorandos da Universidad de Oviedo, Universidad de los Andes e University of College London já tiveram essa oportunidade.
Pesquisadores visitantes
O PPGSCM também tem recebido pesquisadores internacionais para realizarem atividades de pós doutorado. Destacam-se pesquisadores oriundos da Universidade de Coimbra e da Universitat Jaume I. Além disso, recebemos pesquisadores visitantes da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e da Secretaria de Salud de Asturias para realizarem atividades de pesquisa conosco.
Colaborações com organismos internacionais
Docentes do PPGSCM colaboram com organismos internacionais, atuando como expert nos seus campos de pesquisa, como o UNFPA, UNICEF, OPAS/OMS, apoiando a formulação de agendas de pesquisa sobre saúde sexual e reprodutiva, violência contra crianças, adolescentes e mulheres, HIV/aids, entre outros.
Seminários