Sobre o Programa

Español (España)  Português do Brasil (pt-BR)  English (United Kingdom)

 

Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher - PPGPASCM

Sobre o Programa

Stricto Sensu - Listagem de Seções

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PPGPASCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), recomendado pela Capes, em 2010, resultou de um processo de avaliação crítica e de cenários, envolvendo profissionais da instituição e docentes do programa na área da Saúde Coletiva. A formulação da proposta apresentada à Capes foi produto de intensa atividade colaborativa dos profissionais e teve como principal motivação a possibilidade de receber projetos antes levados para o programa da Saúde Coletiva, mas que não se identificavam com as linhas de pesquisa por apresentarem características e objetivos mais voltados para os interesses da pesquisa clínica.

A criação do PPGPASCM permitiu a incorporação de novos grupos de pesquisadores do IFF/Fiocruz, com objetos de estudo voltados para a pesquisa básica, translacional e clínica, ganhando assim, a oportunidade de desenvolverem seus projetos com os alunos no âmbito de um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O programa visa fortalecer as atividades da Unidade de Pesquisa Clínica do IFF/Fiocruz, implantada, em 2006, como uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) de criar uma rede nacional de pesquisa clínica para a realização de ensaios e estudos específicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Também veio fortalecer a estratégia do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS), que são centros selecionados para o atendimento de demandas relativas à incorporação de tecnologias de saúde, avaliação econômica ou gestão do sistema de uma forma geral.

Atualmente, o programa conta com duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa, sendo resultado de uma ampla revisão realizada no plano pedagógico nos anos de 2011 e 2012, em função do credenciamento de pesquisadores da instituição, como docentes colaboradores, que apresentavam produção ou projetos alinhados com a proposta do programa.

O credenciamento dos colaboradores mostrou-se estratégica, uma vez que favoreceu a captação de candidatos interessados em realizar o curso de mestrado ou doutorado com objetos de interesse do programa. A avaliação do corpo docente é realizada periodicamente no sentido de identificar oportunidade de melhoria com relação a produção técnico-cientifica, oferta de disciplinas e parcerias entre os docentes para orientação ou condução de projetos de pesquisas.

Modalidades

Mestrado Acadêmico: tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico possibilitando a formação de docentes tanto para o ensino superior quanto para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, desenvolvendo habilidades para executar pesquisas em áreas específicas.

Doutorado Acadêmico: tem por objetivo o desenvolvimento de habilidade para conduzir pesquisas originais e independentes em áreas específicas.

Pós-Doutorado: O pós-doutorado é um estágio que portadores de título de doutorado podem realizar com o objetivo de se aprofundar em algum tema específico. Não são conferidos grau ou créditos por realização de disciplinas. Também não há obrigatoriedade de publicação dos resultados em periódicos indexados, embora seja fortemente recomendado. Nos Programas de Pós-Graduação do IFF/Fiocruz, o pós-doutorado pode ser realizado com ou sem bolsa, obedecendo as regras estabelecidas nas chamadas públicas para cada uma das modalidades. Os candidatos devem apresentar projeto e plano de trabalho que estejam de acordo com as linhas de pesquisa dos programas e do seu supervisor. Ao final do estágio, o candidato deve apresentar um relatório das atividades realizadas e objetivos alcançados.

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: 
Saúde Perinatal e Saúde da Criança
Estudos sobre afecções que atingem o período perinatal e infância e sua influência na saúde, no crescimento e desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e do adulto incluindo toxicologia ambiental e suas repercussões materno-fetais; pesquisas relacionadas à fisiopatologia de doenças da infância; crescimento/desenvolvimento e estudos voltados para malformações, defeitos congênitos, retardo mental e síndromes genéticas.Estudos sobre afecções que atingem o período perinatal e infância e sua influência na saúde, no crescimento e desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e do adulto incluindo toxicologia ambiental e suas repercussões materno-fetais; pesquisas relacionadas à fisiopatologia de doenças da infância; crescimento/desenvolvimento e estudos voltados para malformações, defeitos congênitos, retardo mental e síndromes genéticas.
Saiba mais: https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/aconcentracao/espelho.do?codDados=1039

Linhas de Pesquisa:

Saúde Perinatal
Epidemiologia, pesquisa clinica e avaliação de tecnologias em saúde perinatal envolvendo agravos que influenciem a saúde da mãe, bebê e criança a curto e longo prazo incluindo toxicologia ambiental e neurotoxicologia, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor.
https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/lpesquisa/espelho.do?codDados=1648

Fisiopatologia de Doenças de Crianças em Maior Risco
Pesquisas fundamentais, translacionais, epidemiológicas e clínicas, relativas à contribuição de diferentes saberes para o esclarecimento da fisiopatologia das doenças da infância, com vistas ao desenvolvimento de novos biomarcadores de diagnóstico e acompanhamento, caracterização de novos mecanismos de ação de drogas e desenho de novas estratégias de intervenção.
https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/lpesquisa/espelho.do?codDados=1649

Genética Médica Aplicada a Saúde da Criança e Adolescente
Pesquisas voltadas para malformações e defeitos congênitos, retardo mental, síndromes genéticas, aconselhamento genético e pré-natal de alto risco genético e tratamento das doenças genéticas. Inclui epidemiologia, pesquisa clínica e estudo dos determinantes sociais, clínicos e ambientais envolvidos na abordagem a criança portadora de malformação ou outras doenças genéticas.
https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/lpesquisa/espelho.do?codDados=1650

Aspectos ambientais, epidemiológicos, clínicos na promoção da saúde e prevenção da morbimortalidade da criança e do adolescente
Estudos de determinantes, indicadores de risco e fatores prognósticos de doenças crônicas ou de crianças em estado crítico. Ênfase em metodologia quantitativa, estudos longitudinais e processamento de sinais.
https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/lpesquisa/espelho.do?codDados=1651
 

Área de Concentração: 

Saúde da Mulher
Estudos relacionados à abordagem clínica de problemas específicos e relevantes da mulher desde sua fase reprodutiva até a senectude.
Saiba mais: https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/aconcentracao/espelho.do?codDados=1040

Linha de Pesquisa:

Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Estudos voltados para problemas específicos da mulher, incluindo aspectos clínicoepidemiológicos relacionados à morbimortalidade materna e à assistência ao planejamento familiar; concepção e contracepção; promoção da saúde da mulher, estudo das principais comorbidades que a afetam desde o período reprodutivo à pós-menopausa e envelhecimento; prevenção e tratamento da dor cirúrgica e em procedimentos médicos invasivos; abordagem das mulheres portadoras de lesões precursoras do câncer cérvico-uterino.
https://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso/lpesquisa/espelho.do?codDados=1652

Disciplinas

Stricto sensu - Disciplinas

Acesso e análise de informação em saúde 
Professores: Fabio Bastos Russomano
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa: Noções de Medicina Baseada em Evidências e Leitura Crítica de Artigos Médicos. Acesso e análise de informação como ferramentas para uma tomada de decisão clínica. Estratégias de busca de informações. Fontes de informação. Validade dos estudos clínicos, interpretação de seus resultados e aplicabilidade à prática clínica. Metodologia: Exposição, demonstração e exercícios de busca de informação via Internet. Leitura crítica e discussão em sala de artigos publicados. Encontros semanais de 4h. Avaliação: Exercício de leitura crítica de um artigo, escolhido pelo aluno, entregue até uma semana após o término do curso.

Bioestatística e Computação I
Professoras: Eloane Gonçalves Ramos
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Obrigatória) e Doutorado (Obrigatória*)
*Alunos que já tenham cursado a disciplina no mestrado nos 5 anos que antecedem a matrícula no curso de doutorado podem requisitar a isenção mediante apresentação do histórico escolar.

Ementa: A disciplina propõe apresentar técnicas estatísticas mais comumente utilizadas na investigação dos problemas de saúde. O curso apresenta métodos de estatística descritiva (medidas de tendência central, variabilidade, apresentação de resultados e gráficos) e inferencial (testes diagnósticos, intervalos de confiança, testes de hipótese e noções de amostragem). As aulas serão expositivas, utilizando recursos computacionais (calculadoras estatísticas online, softwares estatísticos Epiinfo, SPSS® e Excel®).
Temas abordados:
- Estatística descritiva: objetivo, noções de variáveis discretas e continuas, medidas de tendência central, medidas de variabilidade, gráficos, análise exploratória de dados;
- Estatística inferencial: objetivos, noções de probabilidade e testes diagnóstico (sensibilidade, especificidade e ROC), intervalo de confiança, teste de hipótese, noções de amostragem;

Bioestatística e Computação II
Professoras: Saint Clair dos Santos Gomes Junior
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina propõe introduzir algumas técnicas de análise multivariada mais comumente utilizadas nas pesquisas da área da saúde. Serão apresentados exemplos para modelos de regressão multivariados (linear e logístico) e técnicas de redução de dimensionalidade (componentes principais, análise de agrupamentos e análise de correspondência). O foco principal é a aplicação das técnicas e não a discussão dos aspectos matemáticos envolvidos. Todas as aulas serão apresentadas no laboratório de informática utilizando software estatístico, preferencialmente SPSS® e Excel®. Pré-requisito: Bioestatística e Computação I.
Temas abordados:
- Modelos de regressão multivariados: objetivo, conceituação, escolha do modelo adequado para o tipo de dado analisado, estimação dos parâmetros, interpretação;
- Técnicas de redução de dimensionalidade: objetivos, conceituação, escolha da técnica adequada para o tipo de dado analisado, aplicação da técnica, interpretação.

Comunicação Oral e Escrita
Professoras: Adriana Duarte Rocha, Maria Elisabeth Lopes Moreira, Fernanda Valente
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: Teoria e Prática da Comunicação oral e escrita. Como Preparar um Discurso. Como Persuadir. Apresentar, defender, e debater ideias. Planejamento e elaboração de seminários. A comunicação nos trabalhos de grupo. Redação científica.

Objetivos: Comunicar-se com eficiência de acordo com os contextos de produção; Preparar e realizar apresentações; Interagir em trabalhos em grupo; Produzir e compreender textos científicos; Empregar a norma culta em produções orais e escritas; Atuar em conformidade com as exigências técnicas requeridas em trabalhos acadêmicos; Desenvolver autoconfiança através da oratória; Aperfeiçoar sua imagem pessoal, postura, gestos, voz e dicção; Aprender, através da argumentação, a falar em público e de improviso (oratória dinâmica), bem como a participar de debates e discussões.

Metodologia de Ensino: Aulas expositivas e interativas; Gravação em vídeo da fala em público do aluno; Leitura de textos; Discursos; Análise das atividades realizadas em sala de aula; Exercícios coletivos; Exposições participativas de oratória.

Avaliação: Auto avaliação e participação nas atividades realizadas em sala de aula.

Epidemiologia Clínica
Professoras: Fernanda Rebelo, Vania de Matos Fonseca, Ana Carolina Carioca da Costa
Carga horária: 60h
Créditos: 4
Nível: Mestrado (Obrigatória) e Doutorado (Obrigatória*)
*Alunos que já tenham cursado a disciplina no mestrado nos 5 anos que antecedem a matrícula no curso de doutorado podem requisitar a isenção mediante apresentação do histórico escolar.

Ementa: Apresentar e discutir conceitos básicos de epidemiologia e delineamentos de estudos para aplicação na Pesquisa Clínica através da avaliação de diagnóstico, de risco, do tratamento e prognóstico de eventos clínicos, elaboração de artigos científicos e na análise crítica das publicações científicas. Princípios e métodos epidemiológicos; Fundamentos da Epidemiologia; Causalidade e inferência causal; Introdução ao desenho e paradigmas; Estudos descritivos, experimentais e observacionais; Medidas e tipos de estudos epidemiológicos.

Ferramentas Básicas para Pesquisa
Professor: Fabio Bastos Russomano 
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Obrigatória) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: Acesso à literatura científica; características do empreendimento científico; ferramentas dos editores de texto e planilhas para formatação de textos científicos; gerenciamento de informações em saúde para a investigação científica. Avaliação: Exercícios práticos ao longo do curso.

Genética Médica Aplicada à Saúde da Criança/Mulher/Adolescente
Professores: Dafne Dai Gandelman Horovitz, Juan Clinton Llerena Junior
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina tem como campo de estudo a genética aplicada à saúde da criança e da mulher e as implicações que os avanços na área da genética humana e médica, sobretudo após a descoberta das técnicas de DNA recombinante e da implantação do Projeto Genoma Humano tiveram nas concepções sobre prevenção, manejo clínico e promoção à saúde no campo da saúde pública voltada especialmente para os defeitos congênitos, síndromes genéticas e patologias pediátricas correlatas.

Objetivos: analisar a epidemiologia e os princípios da assistência aos defeitos congênitos; discutir a genética médica no campo da medicina contemporânea; refletir sobre as repercussões socioculturais dos avanços na área da genética humana e médica; situar os avanços trazidos pelo Projeto Genoma Humano e suas implicações no campo do conhecimento biomédico.

Conteúdo Programático: definições e aplicações da genética clínica; genética e ética; conhecimento biomédico do nascimento da clínica à molecularização da vida; aspectos teóricos e práticos da genética médica contemporânea; epidemiologia clínica e métodos de diagnóstico em genética médica; genética, história e saúde; a mística do gene; genética e ficção.

Genética Médica Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança e a Saúde Coletiva
Professores: Dafne Dain Gandelman Horovitz, Juan Clinton Llerena Junior
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina tem como campo de estudo a genética aplicada à saúde da criança e da mulher e as implicações que os avanços na área da genética humana e médica, sobretudo após a descoberta das técnicas de DNA recombinante e da implantação do Projeto Genoma Humano tiveram nas concepções sobre prevenção, manejo clínico e promoção à saúde no campo da saúde pública voltada especialmente para os defeitos congênitos, síndromes genéticas e patologias pediátricas correlatas.

Objetivos: analisar a epidemiologia e os princípios da assistência aos defeitos congênitos; discutir a genética médica no campo da medicina contemporânea; refletir sobre as repercussões socioculturais dos avanços na área da genética humana e médica; situar os avanços trazidos pelo Projeto Genoma Humano e suas implicações no campo do conhecimento biomédico.

Conteúdo Programático: definições e aplicações da genética clínica; genética e ética; conhecimento biomédico do nascimento da clínica à molecularização da vida; aspectos teóricos e práticos da genética médica contemporânea; epidemiologia clínica e métodos de diagnóstico em genética médica; genética, história e saúde; a mística do gene; genética e ficção.

Pesquisa Clinica - Princípios, Métodos e Aspectos Regulatórios
Professores: Saint Clair dos Santos Gomes Junior, Fernanda Valente Mendes Soares, Maria Elisabeth Lopes Moreira, Adriana Duarte Rocha
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Obrigatória) e Doutorado (Obrigatória*)
*Alunos que já tenham cursado a disciplina no mestrado nos 5 anos que antecedem a matrícula no curso de doutorado podem requisitar a isenção mediante apresentação do histórico escolar.

Ementa: Princípios éticos em pesquisa clinica; fundamentos da pesquisa clinica; desenhos de estudos clínicos; ensaios clínicos: Fases I, II, III e IV; elaborando protocolos de estudo: definição da pergunta, população, tamanho amostral, intervenção, desfechos; analise estatística de estudos clínicos; princípios para análises intermediarias; aspectos regulatórios: o papel do CEP, CONEP, Anvisa; boas práticas clinicas GCP/ICH, Documento das Américas; registro de pesquisas clínicas.

Saúde Perinatal
Professor: Jose Maria de Andrade Lopes
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina tem o objetivo de proporcionar aos alunos a capacidade de analisar e criar indicadores de qualidade do cuidado perinatal através do uso do instrumental da área de avaliação de tecnologias em saúde e da epidemiologia clínica com ênfase na área da avaliação das práticas clinicas baseadas em evidencias e da relação custo-benefício para as diversas tecnologias usadas no período perinatal bem como análises das políticas públicas de saúde endereçadas à diminuição da morbimortalidade perinatal, principal componente atual da mortalidade infantil.

Seminários de Pesquisa I (Doutorado)
Professores: Saint Clair dos Santos Gomes Junior, Andrea Zin, Cecília Vianna
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Doutorado (Obrigatória)

Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da Tese.

Seminários de Pesquisa I (Mestrado)
Professoras: Maria Dalva Barbosa Baker Meio, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Leticia Duarte Vilella
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Obrigatória)

Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da Dissertação.

Seminários de Pesquisa II (Doutorado)
Professores: Saint Clair dos Santos Gomes Junior, Andrea Zin, Cecília Vianna
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Doutorado (Obrigatória)

Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da Tese.

Seminários de Pesquisa II (Mestrado)
Professoras: Maria Dalva Barbosa Baker Meio, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Leticia Duarte Vilella
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Obrigatória)

Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da Dissertação.

Técnicas de Biologia Molecular e Genômica Aplicadas ao Diagnóstico de Doenças Humanas
Professores: Juan Clinton Llerena Junior, Sayonara Maria de Carvalho Gonzalez, Leticia da Cunha Guida, Leonardo Henrique Ferreira Gomes
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina tem por objetivo fornecer aos pós-graduandos a compreensão sobre o fluxo da informação genética (DNA-RNA-Proteína) e sobre as alterações genéticas e epigenéticas associadas a doenças humanas, com enfoque nas correlações clínicas para fins de diagnóstico. Também visa o entendimento dos métodos genômicos, genéticos e epigenéticos utilizados no diagnóstico de doenças.

Teoria e Métodos da Revisão Sistemática da Literatura e da Metanálise
Professoras: Maria Virginia Marques Peixoto, Izabela Rocha Sad
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A disciplina tem como objetivos: capacitar o aluno para entender os fundamentos metodológicos para realizar revisões sistemáticas da literatura; diferenciar revisões narrativas de revisões sistemáticas; capacitar o aluno para reconhecer quando e como pode ser utilizada a metanálise, capacitar o aluno para utilizar protocolos como por exemplo PRISMA, PROSPERO e outros.

Síntese do Conteúdo Programático: Etapas necessárias ao método da revisão sistemática da literatura - definição da pergunta, construção de protocolo, etapas de busca, identificação, seleção, análise da qualidade/avaliação crítica dos estudos, extração e síntese dos dados. Fundamentos da metanalise. Métodos para análise de heterogeneidade e para a obtenção de medidas combinadas. Principais viéses segundo tipologia de estudos analisados. Formas de apresentação dos dados por tabelas e gráficos

Tópicos Avançados em Pesquisa Translacional
Professores: Leticia da Cunha Guida, Zilton Farias Meira de Vasconcelos
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: Através de uma série de palestras de especialistas convidados sobre tópicos da sua pesquisa corrente, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com as áreas, problemas, temáticas, metodologias e descobertas da pesquisa translacional. A ênfase será na evolução dos estudos básicos para os pré-clínicos e dos pré-clínicos para a pesquisa clínica, familiarizando o aluno, através de exemplos concretos com os recursos e as limitações próprios de cada etapa do percurso.

Tópicos Especiais em Desenvolvimento
Professoras: Leticia Duarte Villela, Maria Dalva Barbosa Baker Meio, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Tania Regina Dias Saad Salles
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Mestrado (Eletiva) e Doutorado (Eletiva)

Ementa: A proposta desta disciplina é fornecer aos alunos as bases para o conhecimento do desenvolvimento e do crescimento da criança, com abordagem clínica, considerando os aspectos embriológicos e fisiológicos que influenciam esta dinâmica. Um foco importante será dado às repercussões do nascimento prematuro sobre todo o processo do desenvolvimento e do crescimento da criança, assim como aos diversos fatores que atuam ao longo da vida influenciando os mecanismos envolvidos e que podem ter repercussão na vida adulta. Durante as aulas será feita interface entre o conhecimento teórico e a elaboração de pesquisas clínicas, considerando a importância da metodologia nas pesquisas.

Tópicos Especiais em Epidemiologia
Professora: Fernanda Rebelo
Carga horária: 30h
Créditos: 2
Nível: Doutorado (Eletiva)

Ementa: O Curso visa revisar os principais conceitos sobre desenho de estudos e medidas relacionadas, vantagens e desvantagens, validade de estudos epidemiológicos e elaboração de instrumento de pesquisa. A estrutura do curso será baseada em seminários e discussão de projetos apresentados pelos alunos, abordando os temas que provocam mais dúvidas em pesquisas epidemiológicas de forma prática e aplicada.

Parcerias

No âmbito da pesquisa do IFF/Fiocruz, são desenvolvidos projetos a partir dos profissionais do Instituto, muitos com vínculos com a pós-graduação, relacionados com a missão institucional e com suas atividades como docentes. A articulação entre educação e pesquisa permitiu ao IFF/Fiocruz um papel relevante nas suas áreas de atuação, destacando as coordenações da Rede Latino-americana de Bancos de Leite Humano, da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) e habilitação concedida pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência para Doenças Raras e Congênitas.

O Centro de Pesquisa em Genética Médica é reconhecido como referência em Genética no país e tem sido pioneiro na proposição de diretrizes para políticas públicas nessa área. A Portaria MS nº 199/14, voltada para as Doenças Raras, reconheceu a relevância deste Centro e definiu as atribuições de assessoria e qualificação de Centros de Referência para Assistência de Pacientes com Anomalias Genéticas e Defeitos Congênitos (Osteogênese Imperfeita, Fibrose Cística e outras Malformações Congênitas). Na produção científica, destacam-se as pesquisas a respeito das dificuldades de aprendizagem e do retardo mental, defeitos congênitos e síndromes genéticas. Oferece novas terapias genéticas, entre elas a terapia de reposição enzimática com enzimas recombinantes humana para os erros inatos do metabolismo. Mantém parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e com o Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas (ECLAMC). O Centro também presta assessoria ao MS na elaboração da Política Nacional de Gestão da Genética Clínica no âmbito do SUS. Desde 2010, integra o grupo de colaboradores do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (INaGeMP). 

O IFF/Fiocruz coordena o projeto da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN) que é uma iniciativa constituída por 16 instituições universitárias e institutos de pesquisa: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), USP-Ribeirão Preto, Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Instituto Materno Infantil de Pernambuco, além do próprio IFF/Fiocruz, que visa construir e aplicar indicadores de qualidade do cuidado neonatal e de realizar estudos multicêntricos e colaborativos na área perinatal.

A partir dessa rede, foi possível operacionalizar o convênio de cooperação técnica com a London School of Hygiene and Tropical Medicine - UK, envolvendo além do IFF/Fiocruz, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ). Através do convênio, estão sendo desenvolvidos projetos na linha de pesquisa "Retinopatia da Prematuridade” para subsidiar as estratégias de organização da assistência na principal causa de cegueira na infância e evento de importância fundamental no atual cenário epidemiológico da morbidade neonatal em nosso meio.

Devido a esses projetos de pesquisa, o IFF/Fiocruz tornou-se, em 2010, centro colaborador da Pan American Health Organization (PAHO) para erradicação da cegueira infantil. Desde 2005, a Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais, com financiamento do MS, aprimorou uma ferramenta fundamental para a implementação de um sistema de monitoramento das práticas assistenciais na área perinatal, um aplicativo para constituição de uma base de dados com digitação local. Com a disponibilidade desse recurso, esse grupo de pesquisadores vem ampliando os integrantes da Rede Neonatal através das unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) com a perspectiva de atingir a cobertura de informação sobre 80% dos nascidos vivos no SUS no Município do Rio de Janeiro.

A equipe desse grupo de pesquisa tem desenvolvido extenso trabalho de cooperação com a SES/RJ e a SMS/RJ, visando a definição e pactuação de protocolos de boas práticas neonatais. Esse trabalho contou com metodologia envolvendo a realização de oficinas de discussão de protocolos previamente sistematizados por especialistas da área e com a disponibilização desse material para as 12 maternidades envolvidas. O grupo presta consultoria ao MS no Pacto de Redução de Mortalidade Materna e Neonatal e participa na Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. Esse grupo trabalha em parceria com docentes do programa na Saúde Coletiva da instituição, com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e com o Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-Uerj). Desenvolve trabalhos de cooperação técnica com o MS e com as SES/RJ e SMS/RJ e está desenvolvendo pesquisa multicêntrica para avaliação dos indicadores de saúde infantil ao longo dos dois primeiros anos de vida em bebês egressos de unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Com a epidemia de zika no país, em 2015, formalizou-se com o National Institutes of Health (NIH) um convênio para estudar 1000 gestantes de modo a permitir avaliar a prevalência da infecção de zika nessa população no Rio de Janeiro, sendo parte de um projeto guarda-chuva do IFF/Fiocruz intitulado “Exposição Vertical ao Zika Vírus e suas consequências no neurodesenvolvimento”. Esse projeto conta com diversas fontes financiadoras, entre elas o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) – Rede Zika; edital Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esses projetos contam com diversas colaborações internacionais com institutos, como a Universidade da Califórnia (UCLA), London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido), Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH), Instituto Broad e Welcome Trust.

O IFF/Fiocruz teve papel de destaque na atenção direta a população de gestantes e crianças expostas ao zika vírus, atuando diretamente no gabinete de crise estabelecido pela presidência da Fiocruz. Essa atuação permitiu a criação de uma rede com diferentes unidades da Fiocruz, como o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz), e outras Instituições de pesquisa nacionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para análises moleculares, clínicas, epidemiológicas, acompanhamento do neurodesenvolvimento e desenvolvimento de kits diagnósticos.

O IFF/Fiocruz tem atuado como consultor do MS e, também, tem desenvolvido parcerias de cooperação técnica com a SES/RJ e SMSDC/RJ em sua área de competência. Dentre as articulações interinstitucionais, podem ser mencionadas as seguintes assessorias técnicas:

I. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para a redução das taxas de cesáreas desnecessárias;
II. curso de Mestrado em Epidemiologia, Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Lanús (Argentina);
III. implantação de Bancos de Leite em Honduras, Guatemala, Antígua, Manágua e Argentina com o International Development Research Center (Canadá) e a Rede Latino-Americana de Bancos de Leite Humano; 
IV. junto ao Instituto Nacional de Câncer e Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para implantação de um programa de capacitação de ginecologistas na atenção secundária para a prevenção do câncer do colo do útero;
V. consultorias para Rede Perinatal Norte-Nordeste;
VI. com o MS, para o desenvolvimento de diversas ações, dentre as quais destacamos a assessoria técnica e capacitação de recursos humanos para a implementação da Rede Cegonha;
VII. com Instituto Ronald Mc Donald’s, para o diagnóstico precoce de câncer infantil;
VIII. com o MS, disseminação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru;
IX. com o MS/Inca, atualização das Diretrizes Brasileiras para o Rastreio do Câncer do Colo do Útero.

Coordenação

Fernando Maia Peixoto Filho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3197885404348516
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1999, mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense, em 2008, Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense, em 2012, e Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense, em 2019. Possui Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2003, e Especialização em Medicina Fetal pelo IFF/Fiocruz, em 2002, e Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês-Fiocruz, em 2017. Atualmente, é tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no IFF/Fiocruz, Diretor acadêmico de IETECS - Escola de Ultrassonografia e Consultor em Medicina Fetal de Laranjeiras Clínica Perinatal. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ultrassonografia, gestação de alto risco e Medicina Fetal.

Fernanda Rebelo dos Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4466625645018847
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFRJ na área de Epidemiologia Nutricional. Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/ Fiocruz, no programa de Epidemiologia em Saúde Pública e estágio sanduíche na Harvard T. H. Chan School of Public Health. Tem experiência na área de Epidemiologia da Saúde Perinatal, com ênfase nos seguintes temas: biomarcadores, desordens hipertensivas, parto, saúde mental, estudos longitudinais, revisões sistemáticas e meta-análise. É pesquisadora na área de métodos quantitativos em epidemiologia da saúde perinatal do Instituto Fernandes Figueira (IFF)/Fiocruz.

Dados Capes

Acesso à Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Instituição de Ensino: 31010016 | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Área Básica: Saúde Materno-Infantil (40103005) | Área de Avaliação: Medicina II
Regime Letivo: Semestral | Código do Programa: 31010016029P1

Área de Concentração do Programa: Saúde Perinatal e Saúde da Criança | Saúde da Mulher
Nota Capes: Mestrado: 4 (quatro) | Doutorado: 4 (quatro)

Oportunidades

Lançamento do Edital PIP IV

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), através da Coordenação de Pesquisa, informa o lançamento do edital do Programa de Incentivo à Pesquisa (PIP IV).

Leia mais...

Eventos

9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Submeta seu resumo!

Leia mais...

Esse site foi produzido com recursos provenientes do Projeto de Fortalecimento Institucional à Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, no âmbito do Edital Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Ref: E-26/211.040/2021) da FAPERJ

Logo Faperj

Este site foi desenvolvido em parceria com a Morning Star Consulting
Conheça em https://morningstar.com.br/

Logo Morning Star