O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou, em 10 de junho, no Auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em Salvador (BA), a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal. A atividade marcou o início da terceira turma, voltada à qualificação de 260 profissionais para atuação em um dos campos mais sensíveis e estratégicos da saúde pública. Esta edição do curso conta com financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).
Na mesa de abertura, a coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação do Instituto, Maria Gomes, destacou ser uma honra estar com representantes de instituições parceiras, e a enfermagem brasileira, fundamentais para a expansão e o fortalecimento da formação no país, além da Coordenação Pedagógica do curso, formada pelos professores Karla Pontes, Marcelle Campos, Antonio Eduardo Vieira dos Santos, Aline Entringer e Eremita Val.
“Gostaria de agradecer a confiança em mais uma ação de formação voltada à qualificação de especialistas em enfermagem neonatal, uma área essencial, majoritariamente composta por mulheres, que sustentam o cuidado. Celebramos também a ampliação de uma trajetória iniciada nesta casa, agora fortalecida por estratégias nacionais como o QualiNEO, que já possibilitaram a formação de 294 especialistas. Esse trabalho reafirma o papel do Instituto Nacional em apoiar, planejar e qualificar profissionais para o SUS. Dizemos “sim” a essa demanda porque a responsabilidade é grande e porque mulheres, crianças e famílias têm pressa”.
Maria Gomes
Em seguida, Maria Gomes conduziu a apresentação da aula inaugural, ressaltando a importância da formação especializada para o fortalecimento da assistência neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente diante dos desafios relacionados ao cuidado de recém‑nascidos, prematuros e pacientes em situação clínica complexa. A coordenadora enfatizou que investir na capacitação de profissionais de enfermagem é essencial para garantir um cuidado seguro, qualificado e baseado em evidências.
A aula também abordou a necessidade de integração entre as equipes multiprofissionais, a construção de redes de atenção e o cuidado centrado no recém‑nascido e em sua família. Nesse contexto, a enfermagem neonatal se destaca como elemento central na assistência, atuando de forma contínua e estratégica na promoção da saúde, na prevenção de agravos e na recuperação dos pacientes.
O evento proporcionou uma jornada de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do cuidado com os recém-nascidos e suas famílias. Um momento de acolhimento, conexões e construção de novos conhecimentos ao lado de profissionais comprometidos com a excelência na assistência neonatal.
Referência nacional na atenção à saúde da mulher e da criança, o IFF/Fiocruz reafirma, por meio da iniciativa, seu compromisso com a formação de profissionais alinhados às necessidades do SUS e preparados para contribuir com a transformação da realidade em saúde. A especialização integra um conjunto de ações institucionais voltadas à produção de conhecimento e à qualificação das práticas assistenciais no país.
O curso está inserido no contexto da Estratégia QualiNEO, iniciativa da Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente (CACRIAD/DGCI/SAPS/MS), e tem o IFF/Fiocruz como instituição executante
Saiba mais
Clique aqui e assista ao vídeo que registra a experiência do curso de Especialização em Enfermagem Neonatal do IFF/Fiocruz - Estratégia QUALINEO, que formou 150 profissionais de enfermagem que atuam em unidades neonatais dos estados: Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe, Mato Grosso.



