IFF/Fiocruz realiza a 31ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic)


A 31ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) aconteceu no dia 24 de maio, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Durante o encontro, dez (10) bolsistas apresentaram seus projetos de pesquisa, desenvolvidos sob a supervisão de profissionais do Instituto.  

Na abertura do evento, o coordenador da Pesquisa, Saint Clair Gomes, celebrou o momento da primeira atividade presencial pós pandemia. “Foi um encontro muito afetuoso, de grande aprendizado e reencontros. Fiquei muito feliz em ver jovens se interessando pela ciência e, principalmente, o amadurecimento técnico e profissional que essa experiência, mesmo em tempos de pandemia, proporcionou,” enfatizou. Em seguida, a coordenadora da Pesquisa, Andrea Zin, parabenizou os participantes e expressou seu entusiasmo em realizar a primeira Raic presencial desde a pandemia.

Organizado pela Coordenação de Pesquisa do Instituto, o evento é direcionado aos alunos de iniciação científica dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Técnica (PIBITI/CNPq), e contou com o parecer da comissão avaliadora, composta pelos pesquisadores Maria de Fátima Junqueira; Daniele Marano e Maria Eduarda Gomes do IFF/Fiocruz.


Confira os temas e autores dos trabalhos apresentados:

Bolsista: Luís Felipe Orçai Granado
Projeto: Análise dos argumentos e estratégias de disseminação de violências contra crianças e adolescentes na internet
Orientador: Suely Deslandes

Bolsista: Isabela Rodrigues Mansur
Projeto: Intervenções nutricionais e dietéticas em crianças com paralisia cerebral: revisão sistemática de literatura
Orientador: Fernanda Rebelo

Bolsista: Joao Victor Dias Ramos
Projeto: A genotipagem do HPV seria útil na avaliação prognósticas de pacientes com Neoplasia intaepitelial cervical grau 2 (NIC2)?
Orientador: Cecília Vianna

Bolsista: Giovanna Camacho Weiss Mouta
Projeto: Justiça reprodutiva e mídias digitais: conteúdos veiculados no contexto da pandemia de Covid-19
Orientador: Corina Helena Mendes

Bolsista: Danielle De Freitas Figueiredo Monteiro Fins
Projeto: Validação de variantes genéticas identificadas através da técnica de sequenciamento de nova geração
Orientador: Natana Chaves Rabelo

Bolsista: Maria Helena Miranda Amorim
Projeto: Estado Nutricional de Crianças Egressas de UTINs Após o Isolamento Social
Orientador: Saint Clair Junior

Bolsista: Julie Romão Posse
Projeto: Composição corporal em mulheres praticantes de ciclismo de rua: um estudo transversal
Orientador: Adriana Duarte Rocha

Bolsista: Fernanda Queiroz
Projeto: Impactos psíquicos da pandemia de Covid-19 em mulheres mães de crianças e adolescentes e em seus filhos
Orientador: Paula Gaudenzi

Bolsista: Mariana Braga Rodrigues
Projeto: Envelhecimento Saudável e Saúde Integral Da Mulher
Orientador: Lizanka Marinheiro

Bolsista: Naiara Gomes Ferreira Da Silva
Projeto: Métodos de Investigação Diagnóstica das Doenças Genéticas e Defeitos Congênitos
Múltiplos a Partir do DNA.
Orientador: Juan Llerena