Jornada marca a posse da primeira Comissão de Ética em Enfermagem do IFF/Fiocruz

 

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou ao longo do mês de agosto, pela primeira vez na sua história, o processo para composição do Comitê de Ética em Enfermagem do Instituto. Após as etapas de inscrição, homologação e votação, que contou com 239 votos, foi constituído o Comitê (período 2022-2025) com os seguintes integrantes:

Presidente - Mariana Cardim Novaes (Enfermeira);

Vice-presidente - Soraya Bactuli Cardoso (Enfermeira);

Secretário - Cristophe Guilherme Silva do Nascimento (Técnico de Enfermagem);

Membros - Shirley de Paulo Godoes da Silva (Enfermeira), Cristiane Belloni Siqueira Campos (Enfermeira) e Thais Marques (Técnica de Enfermagem).


Nesse contexto, a Coordenação Técnica de Enfermagem do Instituto promoveu, em 22/8, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira, a Jornada de Ética em Enfermagem para apresentação da primeira Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) do IFF/Fiocruz. O evento também abordou o tema "Direitos e deveres de acordo com o Código de Ética de Enfermagem", conduzido por Rosimere Maria, do Departamento de Ética do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), profissional responsável pelas implantações e desenvolvimento das Comissão de Ética de Enfermagem no Rio de Janeiro.

Em breve, o Comitê do IFF/Fiocruz será formalizado com a assinatura do documento no Coren-RJ, órgão que fez a regulamentação de todo o processo da Comissão.



Mesa de abertura da Jornada

 


Da esquerda para a direita: Vívian Marinho (representando a RT de Enfermagem, Patrícia Marques), Maria Pezzi (membro da Coordenação Técnica de Enfermagem/CTE e gestora da Central de Material e Esterilização/CME), Rosimere Maria (representante do Coren-RJ), Mariana Cardim (presidente da CEE), Soraia Bactuli (vice-presidente da CEE) e Cristiane Beloni (membro da CEE)



Profissionais de enfermagem do Instituto prestigiaram o evento

 


Atuação do Comitê

“A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) é obrigatória em instituições com no mínimo 50 (cinquenta) profissionais de enfermagem em seu quadro de colaboradores. Assim, sua inexistência era um “gap” importante que precisávamos equacionar. As Comissões de Ética de Enfermagem representam os Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existe Serviço de Enfermagem. Têm funções educativa, consultiva e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem”, informa a presidente eleita, a enfermeira do Instituto, Mariana Cardim Novaes.

“A criação da primeira CEE é um marco importante na história do Instituto, uma vez que assegura uma assistência de enfermagem ética, científica e comprometida com a qualidade na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Mariana.

“A Comissão trará grande contribuição para o bom desempenho das ações de Enfermagem no Instituto, pois visa zelar pelo cumprimento legal do exercício profissional de Enfermagem, assim como identificar qualquer desvio nas ocorrências éticas e disciplinares”, completa a enfermeira do IFF/Fiocruz, Vívian Marinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos