A Rede de Bancos de Leite Humano comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado 


A Rede de Bancos de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) celebrou, na primeira semana de agosto, o início das comemorações alusivas à Semana Mundial da Amamentação (Smam), celebrada de 1 a 7 de agosto e ao Agosto Dourado.  Com o tema: “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, abriu os trabalhados com a realização da Aula Inaugural de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano para Cabo Verde, que aconteceu no dia 4 de agosto.

O evento aconteceu remotamente e contou com as presenças do coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio Guerra de Almeida; do coordenador-geral de Cooperação Técnica PALOP e Timor Leste – Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE-Brasil), Paulo Roberto Barbosa Lima; do presidente do Conselho da Administração do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto de Cabo Verde, Imadoeno Cabral; da presidente do Conselho da Administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa de Cabo Verde, Ana Brito; da diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil do Ministério da Saúde (DSMI/MS), Lana de Lourdes Aguiar Lima; do embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto Júnior; do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde de Cabo Verde, Evandro Monteiro; do diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Vitarelli Meirelles e da coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida Silva. 


 

Transmissão on-line da aula inaugural 

Na oportunidade, o coordenador da rBLH mencionou a trajetória de êxito e sucesso da Cooperação Técnica Internacional de Bancos de Leite Humano, motivo de muito orgulho. “Nós estamos celebrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado e o tema dessa celebração é, na realidade, educar e apoiar para fortalecer a prática da amamentação. Poder retomar a nossa cooperação em plena Semana Mundial do Aleitamento Materno, com esse slogan coroando a inauguração do curso de aperfeiçoamento profissional em Bancos de Leite Humano nos enche de orgulho e de muito otimismo. Acredito que a parceria entre Cabo Verde e Brasil pode, seguramente, fazer muito pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, enfatizou Aprígio. 

Para além da amamentação, o diretor do Instituto mencionou a importância da garantia dos direitos das mulheres, principalmente, para que elas tenham apoio e segurança na prática da amamentação. “A gente busca ações que garantam níveis de equidade e proteção para a mulher que trabalha, para a mulher da tripla jornada. Estimular, inclusive, para que haja incentivo na extensão da licença paternidade, que permita o suporte do pai no momento pós-gestação, período em que a ajuda da rede familiar é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente seguro e harmonioso para essas crianças que, no futuro, responderão por um mundo melhor”, complementou Meirelles. 

SMAM 2022: Fortalecer a amamentação educando e apoiando 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) foi criada em 1992, pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), para promover as metas da Declaração de Innocenti. A Smam ocorre entre 1 e 7 de agosto em cerca de 170 países e é uma importante estratégia de promoção da amamentação, alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A 31ª Smam tem quatro objetivos principais: informar pessoas sobre o seu papel fortalecendo a cadeia de calor da amamentação, vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia de calor para amamentação e estimular ação de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança transformacional.

O leite materno é o alimento padrão-ouro na alimentação infantil, recomendado, exclusivamente, até os seis meses de vida e, com outros alimentos, até os dois anos ou mais. Previne infecções e alergias, aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê e garante a segurança alimentar do bebê e da família.
 


A paciente Ilana Bruna em atendimento no BLH (Foto: Mayra Malave Malave)

 

Agosto Dourado: Cursos reforçam a importância do aleitamento materno 

Além da promoção da Aula Inaugural de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano para Cabo Verde, a equipe de profissionais do BLH do IFF/Fiocruz promoveu o treinamento dos profissionais do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Petrópolis, para a criação de uma Banco de Leite Humano na maternidade. Com a inauguração planejada para a segunda quinzena do mês de agosto, os profissionais, que irão atuar no funcionamento do BLH do Hospital, participaram do treinamento no período de 1 a 12 de agosto. A equipe é formada por duas nutricionistas e uma enfermeira. 

“O treinamento busca apoiar e orientar os profissionais do HAC sobre o funcionamento do Banco de Leite Humano. Os técnicos orientaram a equipe sobre o controle de qualidade, armazenamento e pasteurização do leite recebido. Em uma segunda etapa, todos os profissionais que irão receber as doadoras deverão passar por um curso técnico e prático no Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz, para que estejam preparados para atender às usuárias do serviço”, explicou a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Silva.

O Banco de Leite Humano do HAC espera iniciar suas atividades no dia 23 de agosto, e deverá atender 100% das crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) e apoiar as mulheres em fase de amamentação de Petrópolis e adjacências. 

Premiação do coordenador da rBLH marca comemorações do Agosto Dourado 

Ainda como parte das comemorações que marcam o Agosto Dourado no IFF/Fiocruz, mês designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, o coordenador da rBLH, João Aprígio Guerra, recebeu, no dia 6 de agosto, na cidade de Viçosa (MG), a Comenda Arthur Bernardes. A premiação é uma iniciativa da Casa do Empresário de Viçosa e instituições parceiras, que homenageou personalidades que vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento social em suas áreas da atuação. 

Dança Materna integra mães e estimula amamentação no IFF/Fiocruz

Como parte das atividades alusivas ao Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz promoveu, no dia 10 de agosto, uma manhã integrativa, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira – Anfiteatro A do Instituto, onde aconteceu uma roda de conversa com a equipe de assistência do BLH, a dança materna, com o apoio da professora de dança materna, Fabiana Kasprczak, além de uma visita ao BLH para conhecer o processamento e controle de qualidade do leite humano.




Mães doadoras de leite humano participam de atividades em celebração à Smam (Foto: Danielle Silva)

A roda de conversa trouxe a oportunidade de muitas trocas das experiências vividas na amamentação. A dança materna, que integrou mães e bebês, promoveu um momento de relaxamento e prática de uma atividade física que potencializou o vínculo entre mãe e filho e proporcionou o incentivo à amamentação. 

O embalo do corpo da mãe durante a dança materna favorece o ato de amamentar. Pela proximidade e pelo cheiro, os bebês procuram o peito para mamar, por instinto. A amamentação é super bem-vinda durante a aula, pois essa aproximação ao ritmo da canção auxilia na diminuição do nível de estresse dos dois. 
Após a dança materna, mães, bebês e os acompanhantes foram conhecer o BLH e viram o que acontece com o leite humano que foi doado até chegar ao prematuro. 


Na oportunidade, as mães conheceram, de perto, o trabalho realizado pelo BLH (Foto: Danielle Silva)



Mais informações:

WhatsApp do BLH do IFF/Fiocruz: (21) 98508-6576
Telefones: 0800 026 8877 / (21) 2554-1703
Portal: www.rblh.fiocruz.br


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos