IFF/Fiocruz participa da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

Na última sexta-feira, 15/7, foi realizada a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Com mais de 230 pessoas inscritas (presencial e virtual), o evento ampliou a mobilização da comunidade da Fundação e da sociedade em defesa da vida, da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS) 100% público e de direito universal.

Com a finalidade de ser participativo, popular e inclusivo, o debate teve como objetivo contribuir com proposições organizativas e programáticas para a Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Rio de Janeiro, que acontece em 23/7, e a Conferência Nacional, marcada para o dia 5 de agosto.

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi uma das instituições presentes no evento. O Diretor do Instituto, Antônio Flávio Vitarelli Meirelles, destacou a transferência de cuidado dos pacientes com doenças raras para o SUS. “O IFF/Fiocruz é um Centro de Doenças Raras - primeiro e único Centro de Referência de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro. No Instituto, temos mais de 50 jovens, entre 18 e 25 anos, que continuam sendo acompanhados no nosso hospital, que atende mulheres, crianças e adolescentes, por não ter para onde ir, para que serviço referir. Precisamos estruturar melhor no SUS a transferência de cuidado, por isso, incluir os pacientes portadores de doenças raras na nossa Conferência é muito importante. Devemos colocar como uma prioridade da Conferência Nacional de Saúde a criação das redes de seguimento desses pacientes”, declarou Antônio.

O Diretor do IFF/Fiocruz parabenizou pela realização da Conferência, que contou com a participação de diversas instituições, movimentos populares e organizações comunitárias, como o Conselho Nacional de Saúde, o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), e o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Clique aqui e assista na íntegra a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz.
 


Já no sábado, dia 16/7, a Conferência foi realizada no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), em Bonsucesso, Rio de Janeiro (Foto: Ensp/Fiocruz)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos