Infraestrutura da Educação

 

O IFF/Fiocruz oferece todo o suporte necessário ao desenvolvimento de seus alunos e ex-alunos, com salas e auditórios equipados para a realização das atividades acadêmicas, defesas, palestras e videoconferências.

Física

Salas de Aula da Educação

2º andar:
Sala de Reunião – capacidade 5 pessoas

4º andar:
Sala 1 - capacidade 16 pessoas
Sala 2 - capacidade 30 pessoas
Sala 3 - capacidade 27 pessoas
Sala 4 - capacidade 21 pessoas


Laboratórios


O IFF/Fiocruz oferece laboratórios e serviços de referência, em suas instalações e em parceria com outras unidades e instituições, equipados com tecnologia avançada e capazes de dar suporte aos alunos. Dentre eles destacam-se:

Laboratório de Genética e Biologia Molecular: com pesquisas na área da Genética Básica, Genética Clínica e Câncer de Mama. Desenvolve projetos com enfoque em epidemiologia do câncer de mama, doença de Chagas e doenças infecciosas de transmissão vertical. Possui uma microscopia ótica em campo claro com captura de imagem computadorizada para análise das aberrações cromossômicas associadas a doenças genéticas (ITI PCI digital/acquisition module set – Cytovision GX1 Workstation); Microscopia óptica em campo florescente; Tecnologia para amplificação de DNA a partir da reação em cadeia polimerase (PCR); Fluxo Laminar e tecnologia para culturas celulares na obtenção de cromossomos humanos. Banco de DNA proveniente de pacientes e familiares com doenças genéticas armazenadas em containers de nitrogênio líquido.

Laboratório de Imunologia: com ênfase em pesquisas de doenças crônicas prevalentes na infância e doenças infecciosas de transmissão vertical com impacto na saúde da população (asma e dengue).

Laboratório de Pesquisas Clínicas na Área Perinatal: que produz pesquisas nas áreas básicas, clínicas e de epidemiologia clínica voltadas para a melhoria do cuidado neonatal nas áreas de função pulmonar, nutrição, crescimento e desenvolvimento neonatal e avaliação de tecnologias na área perinatal. O Laboratório está capacitado e conta com recursos humanos para avaliação da função pulmonar de recém nascidos prematuros, equipamentos para medidas de gasto metabólico (calorimetria indireta), equipamentos para análise de macronutrientes de leite humano (Milkoscan e centrifugas), equipamentos para análise de composição corporal na infância (Plestimografia por deslocamento de ar-Peapod, Dexa e bioimpedanciaeletrica) e profissionais treinados para avaliação de desenvolvimento através de escalas e testes apropriados desde a fase neonatal ate a escolar).

Unidade de Pesquisa Clínica (UPC): criada em 2006 através da participação na Rede Nacional de Pesquisa Clinica e patrocínios do DECIT/FINEP/MS e posteriormente da Faperj, a UPC/IFF/Fiocruz tem como missão promover, estimular e dar suporte técnico científico e operacional à realização de pesquisas clínicas na área da saúde da criança e da mulher. Esta unidade é constituída por grupos de pesquisa, laboratórios com competência técnica específica e por uma unidade de coordenação onde se desenvolve a gestão geral e o atendimento aos pesquisadores para apoio nos dados estatísticos, epidemiológicos e das boas práticas clínicas em pesquisa.

Laboratório de Alta Complexidade: inaugurado em 2014, destinado à área de pesquisa de Biologia Molecular (realização de análises genéticas, citocinas inflamatórias, luminex), multiusuário, com várias plataformas, servindo toda a Fiocruz.

Laboratório de Telessaúde: que tem como principal objetivo elaborar e executar projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de telessaúde. Tal objetivo possibilita que o mesmo se apresente como uma estrutura institucional pronta para prestar apoio às pesquisas desenvolvidas na área, representando o IFF/Fiocruz na Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Dessa forma se organiza com alcance para formação de recursos humanos nos distintos níveis de complexidade que compõem o escopo de atenção do IFF/Fiocruz.


Biblioteca

A Biblioteca do IFF/Fiocruz tem seu acervo voltado majoritariamente para os temas de referência do Instituto, que engloba a maioria das publicações mais relevantes na área materno-infantil. O conjunto de publicações da área da Saúde Coletiva da Ensp/Fiocruz, está disponível para docentes e discentes da PGSCM. A renovação do acervo, com novas aquisições, dá-se anualmente, a partir das solicitações do corpo docente da PG. Atualmente, o acesso aos acervos de publicações se dá, majoritariamente a partir dos sistemas virtuais. Investir nestas novas modalidades de acesso e consulta tem sido uma prioridade de toda a Fiocruz. Além da biblioteca convencional, a PGSCM está interligada ao Sistema Integrado de Estágio de Docência (do pós-graduando junto aos alunos de graduação). Os alunos estão credenciados a frequentar e ter acesso a todas as publicações de todo acervo da Fiocruz nas Bibliotecas (SIBI), do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz. As bibliotecas do SIBI possuem em seus acervos diversos tipos de suportes informacionais para bem atender a seus usuários e aqui destacamos suas coleções de periódicos e o catálogo de teses defendidas na Fiocruz. Ao acionar o sistema, os usuários encontram listas de periódicos nacionais e estrangeiros recentes, em ordem alfabética. O SIBI/CICT/Fiocruz participa com suas bibliotecas localizadas no Rio de Janeiro (Manguinhos, ENSP e IFF) do projeto de compartilhamento das instituições de ensino superior (IES) do estado do Rio de Janeiro. Este projeto proporciona a consulta, por parte dos usuários, a todas as bibliotecas públicas e particulares integrantes dele e estabelece programas de parcerias para compras de livros, equipamentos, bases de dados e periódicos eletrônicos. O IFF/Fiocruz ainda se beneficia do acesso ao acervo especializado do CLAVES que conta com expressivo material na área da violência e saúde (7.100 títulos).

Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança: www.fiocruz.br/bibsmc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Destaques

Vídeos