SPU faz doação formal do prédio do IFF à Fiocruz 

No dia 27/5 (sexta-feira) aconteceu, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira – Anfiteatro A do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a cerimônia de assinatura e entrega formal do imóvel utilizado pelo Instituto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O prédio foi doado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). 


Documento de doação assinado ((Foto: Peter Ilicciev)

A iniciativa contou com as presenças do diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Meirelles; da vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Priscila Ferraz; do chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Juliano Lima; da coordenadora geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Ana Beatriz Cuzzatti; do chefe de gabinete da Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Jorge Pessanha; da coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF/Fiocruz, Maria Auxiliadora Gomes; da coordenadora de Educação do IFF/Fiocruz, Carla Trevisan; do secretário-adjunto do Patrimônio da União, Martin Ramos Cavalcanti e do superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, Paulo da Silva Medeiros. 

Através de uma apresentação, o diretor do IFF/Fiocruz narrou os principais fatos históricos do Instituto. Fundado em 1921, era um hotel que posteriormente se tornou um Abrigo-Hospital Arthur Bernardes. Esse Abrigo foi idealizado pelo médico pediatra e sanitarista Antônio Fernandes Figueira, sua gestão culminou com a instalação do Instituto Fernandes Figueira. “Desde então, o IFF/Fiocruz vem cumprindo essa tarefa de forma venturosa. Um trabalho pautado na ética, compromisso e dedicação de todos os trabalhadores, sejam da Atenção à Saúde, da Educação, da Pesquisa, Gestão & Desenvolvimento Institucional e Ações Nacionais e Cooperação. O trabalho de todos e dos que já passaram por essa quase centenária Instituição é que faz o IFF ser referência local, regional e nacional no cuidado e na produção de conhecimento para a promoção da saúde de mulheres, crianças e adolescentes”, enfatizou Meirelles.


Tom Meirelles fez uma breve apresentação sobre a trajetória do Instituto (Foto: Peter Ilicciev)

Em 1970, através das pesquisas de alcance nacional e internacional, da pesquisadora e médica Aparecida Garcia, o Instituto Fernandes Figueira foi convidado a integrar à Fundação Oswaldo Cruz. Em 2010, um outro marco importante coroa a história do IFF/Fiocruz. Com a missão de promover saúde para mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi designado como Instituto Nacional. Essa denominação formalizou a condição do IFF/Fiocruz como órgão auxiliar do Ministério da Saúde (MS) no desenvolvimento, na coordenação e na avaliação das ações integradas para a saúde do seu público específico em todo o território nacional.

Outros marcos também consolidaram essa trajetória, como a Rede de Bancos de Leite Humano, posteriormente ampliada para Rede Global de Bancos de Leite Humano. Fruto de uma ação integrada entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde (MS). A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rblh-BR) é composta por 221 BLHs e 199 postos de coleta. Nas últimas décadas, a experiência brasileira em BLHs também se tornou um modelo de referência mundial, servindo como base para a criação da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Até o momento, o esforço de cooperação técnica já resultou em projetos de implementação de BLHs e colaboração com nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.  

Ao longo desses 10 anos, o Instituto registrou o seu protagonismo em vários projetos de políticas públicas. Dentre muitos, ressaltamos, em 2012, a participação na coordenação do Projeto de Apoio à Implementação da Rede Cegonha no Brasil, estratégia operacionalizada pelo SUS, em parceria com a Política Nacional de Humanização (PNH) e com as Áreas Técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. No contexto dessa iniciativa, merecem registro duas turmas de mestrado profissional, tendo esse tema como objeto central, que recebeu alunos de diferentes estados brasileiros. 

Impressionado com a atuação do IFF/Fiocruz e do seu compromisso com a saúde pública brasileira, o secretário-adjunto do Patrimônio da União, Martin Ramos Cavalcanti demonstrou a sua satisfação nessa doação. “É com grande honra que fazemos essa doação ao Instituto Fernandes Figueira. É gratificante ver o excelente trabalho que é desenvolvido aqui, uma atuação que nos orgulha e nos motiva a fazer mais. A Fiocruz pode contar conosco para continuar expandido as suas atividades, que é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) ”, enfatizou. 

Após a cerimônia, o grupo seguiu, acompanhado pelo diretor do IFF/Fiocruz, para uma visita às áreas assistenciais do Instituto, tiveram também a oportunidade de conhecer alguns projetos realizados pelo IFF, como o Projeto Novos Caminhos, proposta social criada e desenvolvida a partir da realidade vivida pelos familiares e pacientes do IFF, que necessitam de cuidado permanente com a saúde e encontram nessa iniciativa, terapias, lazer e geração de renda por meio das atividades propostas pelo Projeto. 


Registro da cerimônia de doação (Foto: Peter Ilicciev)

Destaques

Vídeos