O Instituto Nacional de Saúde da Criança da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira realizou, em 27/3, no contexto de seu Centenário, a celebração dos 85 anos do Centro de Estudo Olinto de Oliveira (CEOO). O evento reuniu ex-diretores, profissionais que atuaram no CEOO ao longo dessa trajetória, prestou homenagens emocionantes e contou com a apresentação musical da Orquestra da Grota de Niterói.
Apresentação da Orquestra da Grota de Niterói embalou o evento (Foto: Everton Lima)
Iniciando o evento, o atual diretor do Centro de Estudos, José Augusto Alves de Britto, relembrou a sua história de 12 anos de participação ativa nas atividades. “Hoje, aos 85 anos, seguimos vivos, o que é a maior prova de que fizemos escolhas certas ao longo dessa história. E é importante dizer: não somos apenas herdeiros de Olinto de Oliveira, somos seus sucessores”.
Direção atual do CEOO (esq para dir): Rachel Niskier, Nelbe Nesi, Marco Antonio Falcão, José Augusto Alves de Britto e Tânia Barroso
O diretor do IFF/Fiocruz e um dos ex-diretores do CEOO, Antônio Meirelles, destacou a comemoração da trajetória com quem faz parte dela, assim como olhar para o futuro com gratidão e entusiasmo. “O CEOO tem uma história de difusão de conhecimentos que, antes mesmo do SUS existir, em 1988, já fortalecia a nossa saúde pública”.
Em sua homenagem, Antônio Meirelles foi surpreendido com a participação de sua família (mãe, esposa e neto)
Fernando Olinto, neto de Olinto de Oliveira, se emocionou ao falar de sua família. “Eu, como neto de Olinto de Oliveira, pioneiro da pediatria nesse país, estou muito satisfeito com essa homenagem. Meu pai, Mário Olinto, foi diretor aqui por muitos anos. Então, essa é a minha casa”.
Fernando Olinto
A enfermeira aposentada do IFF/Fiocruz, Elisa Fraga, primeira servidora não médica que assumiu o CEOO, ressaltou a Sessão Nobre, evento semanal com a participação multiprofissional com análise e debate de casos práticos da rotina hospitalar. “Na minha gestão, a equipe pensou em como inovar a atuação do Centro de Estudos. Eu tive a colaboração imensa dos médicos dessa instituição para viabilizar a ideia, a gente contou muito com essa categoria e foi preciso resiliência e persistência”.
Esq para dir: Sandra Bastos, Cláudio Coutinho Guimarães e Elisa Fraga
O evento foi encerrado com uma roda de conversa mediada pelo professor e pesquisador do IFF/Fiocruz, Luiz Teixeira, e contou com depoimentos marcantes da presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), Anna Tereza Miranda Soares de Moura; do ginecologista aposentado do IFF/Fiocruz, Luiz Fernando Alencar; e de Eloisa Grossman, que atuou como pediatra do Instituto, abordando sobre suas experiências no IFF/Fiocruz.
Esq para dir: Eloisa Grossman, Luiz Teixeira, Luiz Fernando Alencar e Anna Tereza Miranda
Na ocasião, foi inaugurada a placa de homenagem aos diretores do CEOO. Na foto, José Augusto Alves de Britto e Marilene Pinheiro, que atuou na administração do CEOO por 27 anos
Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.