Sempre em busca das melhores tecnologias para prestar um cuidado de qualidade e excelência, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) fez a aquisição de dois equipamentos de última geração que vão mudar a vida de pacientes e trabalhadores. Um aparelho de ecocardiograma (ou ecocardiógrafo) e um aparelho de densitometria óssea chegaram para melhorar os exames de imagem realizados no Instituto e acelerar diagnósticos.
Cardiologista pediátrica do IFF/Fiocruz, Fátima Leite explica como o aparelho de ecocardiograma de múltiplas funcionalidades, da marca Vivid, modelo S70, será utilizado e como ele oferece uma gama de possibilidades. O aparelho é um sistema de ultrassom cardiovascular com capacidade 4D e equipado com Inteligência artificial. Ele auxilia na avaliação de algumas características do órgão, como as morfológicas – tamanho, aparência, espessura e formato.
“É um aparelho que permite a avaliação do coração de feto, criança, adolescente e adulto. Possibilita uma avaliação profunda do coração, tanto da função do órgão quanto da anatomia. Sem dúvida que o grande diferencial é que, com esse aparelho, a gente consegue avaliar com precisão a função do lado direito e do lado esquerdo do coração”, explicou Fátima, que reparte a alegria da conquista com as companheiras de trabalho, as cardiologistas pediátricas Carla Verona e Dulce Orofino.
Aparelho melhora o trabalho da equipe da Cardiologia do IFF/Fiocruz (Foto: Rafael Paiva)
De fato, o IFF/Fiocruz dá um salto de qualidade no serviço prestado e se coloca um passo à frente quando o assunto é exame cardiológico, como ressaltou Fátima Leite: “Temos pacientes com cardiopatias congênitas, alguns com cirurgia definitiva outros com cirurgia paliativa, além dos pacientes da genética, muitos com doença do miocárdio de difícil avaliação. Ainda temos os pacientes da pneumologia. O coração trabalha junto com o pulmão, mas quem manda sangue para o pulmão é o ventrículo direito. Assim, hoje eu consigo avaliar o paciente da pneumologia com muito mais eficiência do que eu avaliava antes, porque eu consigo detectar as lesões precocemente”.
Ecocardiógrafo é um aparelho que permite a avaliação do coração de feto, criança, adolescente e adulto (Foto: Rafael Paiva)
Da Cardiologia para a Radiologia do Instituto, paira no ar um sentimento de satisfação com a chegada do novo aparelho de densitometria óssea da marca Hologic, modelo Horizon. Cabe explicar que essa é uma modalidade diagnóstica que utiliza raios X de baixíssima intensidade para avaliar a composição corporal dos pacientes, principalmente a densidade mineral e metabolismo ósseos. O exame auxilia no diagnóstico de doenças metabólicas ósseas, no monitoramento da eficácia terapêutica e avalia o risco de fraturas.
Uma das gestoras da Radiologia do IFF/Fiocruz, Tainá Olivieri avalia os benefícios alcançados e a importância da aquisição. “Ela se deu após árduo trabalho entre a equipe de Engenharia Clínica e a Radiologia, na especificação do aparelho e ferramentas que melhor atendem ao nosso perfil de pacientes. No Instituto, mulheres na menopausa, crianças com síndromes genéticas, dentre outros casos mais específicos, serão beneficiados pelo método. O aparelho mais moderno realiza exames com excelente qualidade diagnóstica e com doses de radiação bastante reduzidas, tanto para o paciente quanto para os profissionais”, declarou.
Tainá Olivieri fez questão de enaltecer o empenho de outros profissionais que tiveram papel fundamental na conquista: “Merecem destaque e precisam ser citados: a minha dupla na gestão, Claudia Ribeiro, o engenheiro clínico Felipe Carmo, a equipe de manutenção que abraçou nossa ideia de revitalização da sala tornando sua estética mais acolhedora, além da radiologista da densitometria óssea Ana Livia Coelho e o geneticista Juan Llerena, um dos maiores usuários do método”, finalizou.
Tainá Olivieri (direita) e Eliana Xavier (técnica de densitometria) celebram a conquista (Foto: Rafael Paiva)
Os equipamentos foram comprados após esforço incansável da Direção do IFF/Fiocruz em melhorar os exames de imagem realizados no Instituto e, assim, acelerar diagnósticos assertivos. O tempo é o principal aliado. A coordenadora de Gestão e Desenvolvimento Institucional do Instituto, Stella Carletti, explicou que as aquisições atendem as necessidades. “Estas aquisições fazem parte do Plano Diretor de Investimentos que vem sendo implementado nos últimos anos dentro da Câmara Técnica de Investimentos, com ampla e profunda discussão das necessidades do IFF/Fiocruz alinhada com nossa capacidade orçamentária”.
Equipamento de densitometria óssea realiza exames com excelente qualidade diagnóstica (Fotos: Rafael Paiva)