Fiocruz lança nova marca gráfica em seu aniversário

 

A Fiocruz lançou na última nesta sexta-feira (24/5) a sua nova marca (assista aqui ao vídeo). O lançamento, que fez parte das comemorações dos 124 anos da Fundação, é fruto de um trabalho de oito anos que mobilizou designers, jornalistas e outros profissionais, que gerou dezenas de reuniões e debates, passou por variadas instâncias internas e, finalmente, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo (CD) da instituição em 22 de março. A nova marca atualiza a identidade visual da Fiocruz para o século 21. Junto com o novo desenho, e para poder melhor utilizá-lo, também está sendo lançado o Manual de Uso da Marca, com uma série de diretrizes e recomendações.

"A modernização da nossa marca busca refletir as transformações da instituição e dialoga com o lugar estratégico que Fundação vem ocupando, nacional e internacionalmente, na busca de soluções para problemas complexos, e que exige uma instituição atenta e comprometida, que avança para o futuro sem abrir mão de sua história", afirma o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, diz que a marca é um dos elementos de identidade visual da instituição e visa comunicar rapidamente, para a sociedade, a relevância e a presença da Fundação, com um forte simbolismo. “Nossa marca, o Castelo Mourisco, é muito conhecida e querida pela população, em especial nas diversas cidades em que a Fiocruz está presente e por todos aqueles que usam os nossos serviços. A marca anterior já tinha duas décadas e precisava ser atualizada, considerando as transformações pelas quais a Fundação passou neste período, expandindo nacionalmente o conjunto de suas ações. A nova marca é um fruto de um belo trabalho, que deixou o Castelo ainda mais bonito e forte. Os 124 anos da Fiocruz são o momento certo para lançá-la”.

Segundo Cristiani, é importante citar que, além da atualização da marca principal, há outros processos que fazem parte desse movimento, como a elaboração, mais para frente, de um outro manual, o de identidade visual da Fiocruz. “Isso vai orientar o uso da marca principal e de outras marcas da instituição, o que permitirá dar coesão a todo esse processo de renovação e também fortalecer a presença e o reconhecimento da Fundação pela sociedade”.

A vice-presidente ressalta que esse trabalho é fruto de um longo debate, que reuniu muitos profissionais, em especial das áreas de design e comunicação. “E para além dessa primeira fase de atualização há outros processos em andamento, como a discussão de um lema associado à marca. Mais para frente teremos uma discussão das marcas das unidades da Fiocruz. Tudo isso está sendo desenvolvido no âmbito da Câmara Técnica de Informação e Comunicação e as decisões foram e serão tomadas pelo Conselho Deliberativo da Fundação”.

Designer do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Fernanda Canalonga Calçada se diz orgulhosa por ter participado do trabalho. “Ver o resultado foi gratificante, especialmente pela sinergia entre conhecimento e técnica que nossa equipe de design empregou”.

Mario Moreira e Cristiani Machado com o Grupo de Trabalho (GT) da Marca Fiocruz

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