Programa de Desospitalização e Gerenciamento de Internações Prolongadas


Crianças e adolescentes com condições crônicas complexas de saúde e dependência de dispositivos tecnológicos para manutenção da vida vivenciam inúmeros desafios ao longo de suas vidas para garantirem uma vida fora do hospital e o acesso a direitos fundamentais. A desospitalização segura e responsável para esses usuários e suas famílias demandam um conjunto de ações articuladas que garantem a continuidade do tratamento em domicílio.

No IFF/Fiocruz, essa experiência se traduz na formação de um grupo de caráter multiprofissional denominado Programa de Desospitalização e Gerenciamento de Internação Prolongada, composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicóloga e pedagoga.

Esse grupo tem como compromisso a busca ativa periódica de crianças e adolescentes com este perfil clínico e que estejam em internação acima de 30 dias, nas diferentes unidades de internação do Instituto, com o objetivo de: avaliar as necessidades da família; estabelecer contato com equipes dos diferentes setores; contribuir para a adequação dos fluxos e dos encaminhamentos; criar vínculo com os familiares; e iniciar o planejamento para o processo de desospitalização.

Em síntese, o grupo atua na gestão dos casos, entendendo o cuidado para além das características biomédicas e incorporando características e vulnerabilidades socioeconômicas, emocionais e afetivas, além da necessidade de treinamento do cuidador. Outra circunstância dessa atuação é o apoio matricial ofertado às equipes dos territórios e às famílias no período após a desospitalização.

Como importante instrumento de gestão e planejamento deste cuidado, é realizado um escore para avaliação clínica, social, familiar e de dependência tecnológica, que permita à equipe definir, de forma mais segura e clara, o melhor momento da desospitalização de crianças e adolescentes com condições crônicas complexas de saúde.

Dados

9 Crianças desospitalizadas em 2021
8 Crianças desospitalizadas no 1° trimestre de 2022


As principais ações realizadas pelo Programa de Desospitalização podem ser sistematizadas nos itens abaixo:

1. Atualização vacinal;
2. Prevenção à polifarmácia;
3. Reabilitação multidisciplinar;
4. Identificação e provimento de suporte tecnológico a médio e a longo prazos;
5. Provimento de insumos;
6. Identificação de redes de atenção à saúde nos territórios (Atenção Primária, Atenção Domiciliar, Redes de Urgência e Emergência e Rede de Reabilitação);
7. Preparação das residências;
8. Reuniões com familiares;
9. Programas de treinamento e capacitação de cuidadores leigos que prestarão os cuidados domiciliares;
10. Matriciamento de equipes de Assistência Domiciliar.

Estas e outras ações institucionais no campo da desospitalização estão contidas no livro "Desospitalização de crianças com condições crônicas complexas: Perspectivas e desafios"