Educação

 

A área de Educação do IFF/Fiocruz conta com uma equipe multiprofissional, dividida em duas unidades de produção: Assessoria Pedagógica e Gestão Acadêmica. Essas equipes atuam na construção de relações de apoio, orientação e suporte técnico-pedagógico para as ações de Educação. A Coordenação de Educação do IFF/Fiocruz gerencia todos os processos relacionados a cursos de pós-graduação Stricto Sensu, Lato Senso (especializações e residências em saúde), cursos de qualificação profissional e estágios acadêmicos.

O IFF/Fiocruz oferece também atividades educacionais por meio das parcerias institucionais direcionadas à capacitação profissional que atuam em regiões ou áreas carentes, inclusive em nível internacional. São ações sinérgicas, amplas de cooperação internacional por intermédio da Fiocruz.

A modalidade de Ensino a Distância (EAD) tem viabilizado a difusão do conhecimento para as comunidades em diversas áreas em saúde. O conjunto de ações estratégicas em ambiente virtual, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFF/Fiocruz (AVA-IFF) e os canais de difusão do conhecimento em redes sociais como o YouTube, fazem parte de um projeto institucional chamado IFF digital, que assegura o papel da nossa unidade como Instituto Nacional de Saúde.    
 
A área de educação, formação e capacitação profissional em saúde é uma marca da Fiocruz e importante instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O IFF/Fiocruz enquanto uma instituição de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico tem esta premissa em sua missão, sendo inclusive reconhecido como hospital de ensino pelo Ministério da Educação desde 2006.