Centro de Referência Banco de Leite Humano


O Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz, referência para a política nacional de aleitamento materno, atua, desde 1987, como Centro de Referência para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), bem como para a Rede Global. É responsável pelas ações estratégicas no setor, tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como da Cooperação Técnica Internacional em BLHs.

O Centro de Referência de Bancos de Leite Humano é composto:

  • Secretaria Executiva da rBLH-BR: responsável pelo monitoramento, avaliação e manutenção da Rede como instância de articulação com o SUS para implantação e implementação das ações estratégicas definidas na política nacional de saúde para o setor;

  • Serviço de Banco de Leite Humano: serviço especializado, responsável por realizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, do seu processamento, controle de qualidade e distribuição para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso ao nascer, segundo a RDC 171/2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Suas atividades se dividem em dois macroprocessos:

    • Atenção em Aleitamento Materno: atua no apoio à mulher desde a gestação, com a realização de grupos educativos de aleitamento materno para a gestante e sua família. Realização de assistência clínica especializada em amamentação nos setores de alojamento conjunto, nas unidades de terapia intensiva neonatal e neurocirúrgica e em outros setores da Instituição que demandem suporte e apoio da equipe do Banco de Leite para assistência em amamentação. O acompanhamento após a alta hospitalar ocorre com as puericulturas com foco na amamentação nos primeiros 15 dias após a alta hospitalar e seguimento dos recém-nascidos que estiveram hospitalizados nas UTI’s neonatais para suporte e apoio em amamentação. Realização de consultas em aleitamento materno para mulher que apresente dificuldade e intercorrências no período de amamentação;

    • Processamento do Leite Humano: o Banco de Leite Humano possui uma linha telefônica exclusiva ao atendimento às mulheres que desejam doar a produção excedente do seu leite. Ao entrar em contato, ela pode se cadastrar como doadora e receberá todas as orientações de como coletar e armazenar o seu leite. O Banco de leite Humano oferece o serviço de coleta domiciliar fornecendo os frascos estéreis necessários ao armazenamento do leite que será doado. Todo leite humano doado ao Instituto passa por um rigoroso processo de controle de qualidade e pasteurização e são distribuídos aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso ao nascer, sob prescrição médica ou de nutricionistas, seguindo o rigor técnico da legislação RDC N.171/2006.

  • Laboratório de Qualidade da rBLH-BR: responsável pelas atividades de controle de qualidade microbiológica da rotina do Banco de Leite Humano, desenvolvimento tecnológico, inovação e coordenação do Programa Fiocruz de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano (PFCQ-BLH-SUS) para o SUS;

  • Laboratório Digital da rBLH-BR: responsável pela produção digital do ensino da rBLH, realização de teleconferências com o objetivo de diminuir as distâncias geográficas entre os Bancos de Leite Humano integrantes da rBLH e a atualização técnico-científica da Rede;

  • Ensino: responsável pela Residência de Enfermagem em Bancos de Leite Humano (R1 e R2), cursos presencias e em plataforma à distância (https://rblh.fiocruz.br/node/52), realiza treinamento em serviço de equipes de outros Bancos de Leite Humano integrantes da rBLH, estágios curriculares para estudantes de graduação de enfermagem, nutrição e biomedicina.


Informação e Avaliação: Desde 2006, a rBLH-BR/Fiocruz utiliza um sistema informatizado que auxilia na gestão da informação dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano integrantes da rBLH, baseado na RDC 171/2006. O sistema permite a tomada de decisão em diferentes níveis de gestão e integra o Programa Fiocruz de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano (PFCQ-BLH-SUS) para o SUS.

Equipe: O quadro do Centro de Referência de Bancos de Leite Humano constitui-se por uma equipe multidisciplinar, atuando nos macroprocessos Gestão, Atenção em Aleitamento Materno, Processamento e Controle de Qualidade e no Laboratório Digital.

Na área de Atenção em Aleitamento Materno contamos com pediatras, enfermeiras e técnicas de enfermagem. A área de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano é composta por engenheiro de alimento, médico veterinário, biólogo, enfermeira e técnico de enfermagem e de laboratório. A equipe multidisciplinar também é composta por nutricionistas e psicólogas. Vale ressaltar que toda a equipe possui formação específica em Bancos de Leite Humano.

Perfil Assistencial: A Atenção em Aleitamento Materno do Banco de Leite é realizada desde a gestação com a realização de grupos educativos sobre o tema. As principais demandas no Banco de Leite Humano são as intercorrências do período de lactação, grupos educativos em aleitamento para casais gestantes, apoio ao aleitamento materno de uma forma geral e doação de leite humano: mulheres em puerpério internadas no alojamento conjunto; mães de recém-nascidos internados nas unidades do Instituto que demandem suporte e apoio para assistência em amamentação, no período de internação e no pós-alta hospitalar; e mulheres que apresentem dificuldades e intercorrências no período da amamentação, mesmo que não tenham realizado o pré-natal e/ou parto no IFF/Fiocruz.


Acesse aqui o Observatório de Dados da rBLH.


Contatos:

Banco de Leite Humano: (21) 2554-1703
WhatsApp: (21) 98508-6576
Doação de Leite Humano: 0800-026-8877
Secretaria Executiva da rBLH: (21) 2554-1889
Laboratório de Controle de Qualidade do Leite Humano: (21) 2554-1858