Ações Nacionais e de Cooperação

 

A Coordenação de Ações Nacionais e Cooperação no IFF/Fiocruz, formalizada em 2019, tem o objetivo de articular e aprimorar estratégias e projetos que correspondam ao papel do IFF como Instituto Nacional em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Sua atuação se coloca no sentido de integrar e fortalecer ações de educação, pesquisa, atenção e cooperação do instituto para apoio à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde e gestão de redes de atenção.

Nesse sentido, três grandes eixos de atuação se destacam: (a) fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão da rede de atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente; (b) qualificação de práticas clínicas baseadas em evidências, considerando a superação de pontos críticos na estrutura e nos processos de trabalho; e (c) monitoramento e avaliação de indicadores de gestão e do cuidado.

Em 2021, a Coordenação de Ações Nacionais e Cooperação foi responsável pela execução de duas estratégias do Ministério da Saúde de abrangência nacional, a Estratégia de Qualificação da Atenção à Saúde das Mulheres com Foco na Gestação, Parto, Puerpério, Planejamento Familiar e Climatério, iniciativa da Coordenação de Saúde das Mulheres (COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS) e a Estratégia Qualineo, iniciativa da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS). Além dessas duas estratégias, atividades de cooperação com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e com a Secretaria de Estado do Rio de Janeiro, são destacadas nesse relatório.

Fortalecimento da Rede de Atenção

As atividades desse eixo abrangem 20 estados brasileiros e ocorrem em articulação com iniciativas e ações já existentes em cada estado, visando principalmente fortalecer e apoiar os processos de governança de secretarias estaduais e municipais de saúde das capitais para melhoria da gestão da rede de atenção materno-infantil.

Essa articulação se dá através de trabalho conjunto com os estados das regiões norte, nordeste e centro-oeste para aprimoramento da análise e da utilização dos indicadores de gestão e de práticas clínicas, para atualização e tomada de decisão quanto ao desenho da rede de atenção ao parto e nascimento.

 
O objetivo central do trabalho junto aos gestores e equipes técnicas das secretarias estaduais e das capitais é viabilizar o acesso de mulheres e crianças a pontos de atenção que garantam qualidade e segurança na estrutura e nos processos de cuidado à gestação, ao parto e nascimento, ao puerpério, ao recém-nascido e criança até 2 anos e ao planejamento reprodutivo. Para tanto, especialistas do IFF/Fiocruz e consultores de outras instituições trabalham em rede no apoio à revisão/atualização dos Planos de Ação da Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil (RAS MI) no contexto do Planejamento Regional Integrado (PRI).

Qualificação de Práticas Clínicas (QPC)

As ações para qualificação de quadros profissionais do SUS em todo o território nacional abrangem diferentes abordagens com apoio de tecnologias de comunicação e educação.

Algumas das atividades se referem ao apoio de especialistas para aprimoramento de práticas clínicas obstétricas e neonatais e processos de trabalho, através de Ambiente Virtual de Interação denominado Plataforma Qualineo, e de Rounds Virtuais para discussão de casos clínicos. Em 2021, foram discutidos entre especialistas e profissionais de unidades neonatais de 76 maternidades em 19 estados, temas do cuidado neonatal como hipotermia, uso do CPAP, oxigenioterapia, nutrição e aleitamento materno e uso racional de antibióticos. No que se refere à realização de rounds virtuais para discussão de casos clínicos, somaram-se 52 maternidades em 24 estados.

Especialistas do IFF/Fiocruz e consultores também trabalharam em 2021 na definição de escopo e na elaboração de projetos básicos do desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem e de uma Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão Clínica em Obstetrícia para profissionais da APS e Atenção Especializada (AE), assim como na oferta de cursos de aperfeiçoamento, atualização e especialização em temas prioritários.

No âmbito do cuidado neonatal estão programados dez cursos de atualização e uma Especialização em Enfermagem Neonatal.

Os Cursos de Atualização em Neonatologia visam à qualificação de profissionais da equipe multidisciplinar, que atuam nas unidades neonatais. A produção dos cursos segue um cronograma de lançamentos sistemáticos até o primeiro trimestre de 2023 nos seguintes temas: Segurança do Paciente no Cuidado Neonatal; Cuidados ao Nascimento; Prevenção e Manejo do Recém-nascido Asfixiado; Prevenção de Infecção; Diagnóstico de Infecção e Uso Racional de Antimicrobianos; Nutrição do Recém-nascido de Risco; Suporte Ventilatório e Cuidados com CPAP; Neuroproteção e Manejo da dor; Gestão da Unidade Neonatal; e Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso – Método Canguru.

A Especialização em Enfermagem Neonatal, iniciada em outubro de 2021, é realizada no formato semipresencial com atividades síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFF/Fiocruz e atividades práticas realizadas nos estados de atuação dos discentes. As vagas para o curso destinaram-se aos profissionais com graduação em enfermagem, que atuam em unidades neonatais das maternidades integrantes do primeiro ciclo da Estratégia Qualineo, distribuídas proporcionalmente ao número de leitos neonatais de cada maternidade. Foram contemplados 163 profissionais de 29 serviços de saúde em 10 estados brasileiros. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades teórico-práticas nas atividades de cuidado, gestão da clínica, incluindo o monitoramento de desempenho e de investigação no que se refere à promoção, proteção, prevenção, tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do recém-nascido de baixa, média e alta complexidade em um contexto familiar e social, incorporando os referenciais conceituais e organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já no âmbito do cuidado às mulheres foram realizados dois cursos em 2021, um de atualização em “Direitos Humanos para Enfermeiras(os) Obstétricas(os) e Obstetrizes”, inserido no contexto de uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), no projeto “Enlace: Reconhecer e Fortalecer Enfermeiras(os) Obstétricas(os) e Obstetrizes”, e outro de aperfeiçoamento denominado “Qualificação da Atenção à Gestação, Parto e Nascimento”, voltado aos profissionais do estado do Rio de Janeiro.

Apoio à Disseminação de Conhecimento e Aprimoramento do Cuidado: o Portal de Boas Práticas IFF/Fiocruz

O Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do IFF/Fiocruz integrada por instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, lançada em outubro de 2017, única em seu segmento em âmbito nacional. Tem se mostrado importante veículo de disseminação de conhecimento e aprimoramento do cuidado através da oferta de conteúdo sistematizado, voltado para profissionais de saúde do SUS e baseado nas melhores evidências científicas disponíveis.

 
Até o fim de 2021 mais de 3,6 milhões de usuários haviam acessado o Portal, acumulando 252 mil usuários ativos mensalmente e 28.940 cadastros. Conheça em: portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br

Monitoramento de Indicadores de Gestão e do Cuidado

As atividades desse eixo se referem à disponibilização do Sistema de Monitoramento do Cuidado Obstétrico e Neonatal (SMCON) a serviços de saúde de todo o Brasil e à oferta de suporte técnico especializado para coleta e análise de dados. Atualmente o sistema conta com a adesão de 91 serviços de saúde em 23 estados brasileiros e já possui quase 50 mil registros em sua base de dados.  Este sistema teve seu desenvolvimento iniciado no âmbito da primeira oferta da Estratégia Qualineo, para que os serviços dispusessem de um sistema web que propiciasse a coleta de dados clínicos através de formulário, gerenciamento de informações e análise estatística em tempo real, com funcionalidades de fácil manuseio por profissionais de saúde e gestores. O módulo cuidado neonatal foi desenvolvido e disponibilizado em 2020 às equipes das unidades neonatais dos estados vinculados à Estratégia Qualineo e outras regiões prioritárias e os módulos Parto e Nascimento e Abortamento foram desenvolvidos e homologados durante o ano de 2021.

Além disso, reuniões de apresentação do sistema para sensibilização e discussão das variáveis foram realizadas com a equipe do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAPS/MS), hospitais e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Foi realizado também, através do Portal de Boas Práticas, um encontro com especialistas onde foram debatidos os desafios para implantação do SMCON nas maternidades brasileiras. O webinar contou com profissionais do IFF/Fiocruz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).


Confira as iniciativas de cooperação nacional e internacional do IFF/Fiocruz ou com a participação do Instituto: